Parem de romantizar a depressão

Meu Deus, olha a linda passando vergonha.

Ok, é um assunto muito delicado tanto aqui na internet quanto na minha vida. Mas vamos lá, eu não consigo me conter nem mais um minuto.

Em diversos grupos no Facebook, posts no Tumblr e em vários tweets, eu consigo ver as pessoas se glorificando por terem alguma coisa psicológica. "Ai eu tenho depressão não faz isso comigo", "hoje eu vou ficar de depressão pq o crush não me respondeu" e por aí vai.

Confesso que até eu mesmo já fiz algumas "piadas" com isso, uma delas foi após a selfie da Ellen DeGeneres no Oscar eu comentei "vou precisar de um rivotril depois dessa premiação" (Inclusive quero deixar claro que “Queria estar morta” foi/é um meme ótimo). ENFIM, TODO MUNDO JÁ FEZ UMA PIADINHA, se é certo ou errado, se fere alguém ou não, eu não sei.

O que me preocupa é ver que a depressão para alguns virou algo banal, virou apenas aquela sensação de "estar triste". Eu confesso que não é todos os dias que a gente se sente o melhor do mundo. Sabe aquela terça-feira chata? Eu adoro curtir uma famosa "bad", ouvindo uma Lana Del Rey e ficar deitado pensando na vida. Ou então assistir aquele episódio de Grey's Anatomy em que fulano de tal morre. Atenção queridos, isso é mais normal do que nunca. Curtir uma tristezinha é normal. E depressão não é (só) isso.

O que é a depressão:

Ela é uma doença. Pronto. É isso.

Não é uma gripe, ou um mal estar que passa com poucas horas. Depressão possui vários fatores, variadas formas e sentimos, é um processo longo para ela desaparecer da vida de uma pessoa.

"Mal do século"

Existem pessoas com depressão que você nunca iria imaginar. Um exemplo foi o ator Robin Williams, que lutou contra a doença por anos.

Algumas pessoas podem estar passando por um transtorno desse e você dizendo por aí que está com depressão. Não, não quero impor nenhuma regra, a vida é sua. Mas já pensou no tanto de pessoas que estão nessa luta?

Por que dizer que está triste, com depressão, é bonito? Eu amo uma musiquinha triste, um dia nublado e frio, um momento de reflexão pra chorar as pitangas, mas depressão (novamente, para frisar) não é se sentir triste.

Eu sei porque já vi (e infelizmente vejo) amigos, pessoas que amo e familiares próximos com o olhar vazio, com o rosto caído, se esforçando para seguir a vida. E isso não é lindo, é desesperador. É tirar da gente, que está ali do lado, toda a potência, é se sentir inválido por não conseguir ajudar a pessoa.

Por isso parem. Parem agora.

você fazendo papel de trouxa achando que tristeza é depressão
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.