Como validar sua ideia de negócio e economizar tempo e dinheiro com isso.

Maike Robert
3 min readSep 22, 2017

--

Você teve uma ideia de negócio, quer criar um aplicativo, por exemplo, e não sabe por onde começar? Ou sabe, e por isso mesmo já quer sair fazendo tudo? Calma, vou te mostrar como as startups lidam com este dilema.

Geralmente os negócios de sucesso surgem da descoberta de um problema comum e recorrente na vida de um grupo de pessoas.

O empreendedor vê um problema enfrentado por alguém, ou muitas vezes por ele mesmo, e de repente surge aquela ideia sensacional. Sabe aquela ideia que você tem certeza que todo mundo irá adorar e todos vão querer comprar?

Foi exatamente assim que aconteceu com os fundadores da startup Airbnb. Eles não estavam conseguindo pagar o aluguel do apartamento onde moravam, então resolveram oferecer três colchões que ficavam no chão para que turistas pudessem dormir e economizar em diárias de hotéis.

A solução criada pelos amigos hoje vale bilhões de dólares, e é evidente que inúmeros fatores contribuíram para que alcançassem este sucesso. Mas, sem dúvida uma atitude fez toda a diferença no início:

Valide sua solução de maneira simples, rápida e com o menor custo possível.

Mesmo sem conhecimento em criação de aplicativos, sites, eles usaram algumas ferramentas gratuitas para criar um site simples que tinha o único objetivo de receber os interessados em dormir nos colchões. Eles estavam na prática validando a ideia. Se desse errado, eles teriam perdido muito pouco.

Com a sua ideia você precisa fazer o mesmo. Antes de sair desenvolvendo seu produto, contratando profissionais, querendo fazer aplicativos, sites, etc… foque na sua solução e lembre do problema que ajudou a chegar nela.

Qual a maneira mais simples de você validar sua solução com uma pessoa que passa por este problema?

Exemplo prático de validação de negócios

Veja um exemplo de validação de negócios nesse video de 3 minutos que gravei com todo carinho, e abaixo o exemplo mais detalhado:

Digamos que você percebeu que as pessoas estão cada vez mais interessadas em comprar frutas orgânicas, mas não está tão fácil encontrá-las. Então, você idealiza um aplicativo em que as pessoas poderão comprar frutas diretamente de pequenos produtores.

Após estudar o mercado, conversar com alguns produtores e com possíveis clientes, ao invés de sair desenvolvendo seu aplicativo, ou investir horas e horas pensando nas milhares de possibilidades do aplicativo, que tal focar na sua solução?

Pensando da maneira mais simples possível, sua ideia basicamente é: conectar pequenos produtores de frutas orgânicas aos consumidores de frutas orgânicas. Então como você pode testar se realmente essa necessidade existe?

Saiba onde estão alguns destes consumidores, quem sabe no seu grupo de amigos mesmo. Faça uma lista dos produtos que você pretende vender e ofereça para eles. Simples assim, pessoalmente mesmo, via mensagem ou até postando em uma rede social se quiser testar com um público maior.

A adesão foi baixa? Converse com as pessoas, entenda onde está o problema, corrija o que tinha errado e teste de novo. As pessoas estão começando a encomendar as frutas periodicamente com você? Ótimo, seu negócio está começando a ser validado.

Com o tempo, vá evoluindo seu produto, e sempre medindo os resultados e aprendendo com eles. Que tal agora começar a enviar a lista de frutas atualizada por e-mail para os seus clientes, ou até oferecer um site simples onde eles podem ver seus produtos, conhecer a história dos pequenos produtores e fazer suas encomendas via formulário ou até através do WhatsApp.

Comece a aceitar pagamentos online até finalmente ter a possiblidade, demanda e dinheiro para desenvolver o seu tão sonhado aplicativo. Ou não né, afinal de contas, vai que no meio do caminho você descobre que tem alguma maneira melhor de conectar pequenos produtores aos seus consumidores.

Esse texto foi útil para você? Clique no👏🏽 aí embaixo e você ajudará para que ele seja lido por mais pessoas.
Amou? Ah… então compartilha no seu Facebook 😍

Texto originalmente publicado em maikerobert.com.

--

--

Maike Robert

Diretor de Produto e Co-Fundador AppTicket, Onne.link e Loymaker | Você ama ou odeia startups? Conheça o JeitoStartup 🚀