Busque um “gol”. Qualquer um!

Image for post
Image for post

Foi em uma conversa de bar que um amigo meu, professor universitário, disse a frase “Cara, todo mundo precisa de um objetivo na vida. Seja aprender a tocar um instrumento, ou emagrecer, ninguém vive sem um objetivo.”, isso caiu como uma bomba porque, mesmo sendo um pensamento que eu já tinha, eu percebi que, de certa forma, meus objetivos estavam dispersos. E tudo isso me fez pensar muito sobre o assunto: ter um objetivo na vida.

É o foco nesse objetivo que tira nossacabeça dos problemas, até daqueles que inventamos, e nos coloca num rumo. É como se a “preocupação” mudasse para um outro foco que, no fundo, esperamos que venha a nos dar prazer.

Eu não pesquisei nada como “ter um objetivo na vida”, e a não ser que os aplicativos ouçam minhas conversas no celular, como diz toda teoria da conspiração moderna, o tema começou a pipocar em todo lugar. Ou fui eu que comecei a prestar atenção nisso.

Até que surgiu um vídeo do Arnold Schwarzenegger, falando justamente sobre isso, sobre ter um objetivo. É daquelas palestras para formandos, tentando preparar jovens felizes para uma vida adulta de afazeres.

E com base em família, amigos, família de amigos, pessoas na rua, eu, todos os que sofrem de alguma forma, com uma infelicidade sem razão, os que enxergam a vida com um filtro cinza, parecem estar buscando algo. Falar isso é como o ditado do ferreiro que tem na casa um espeto de pau, mas quando você tem um objetivo, seja ele não brigar mais com quem está próximo, perder peso, ou então aprender uma nova língua, é como se houvesse uma ingestão de combustível de felicidade. E isso nos motivo e cativa os que estão a nossa volta.

Não há estudo, não fiz pesquisas nem entrevista. Posso estar fazendo algum julgamento errôneo, mas tantas praticas orientais, tantas máximas filosóficas sobre os benefícios de fazer o bem, manter-se em movimento e pensar positivo, devem estar corretas.

Esse texto foi só uma divagação. Pensamentos colocados em uma tela. Talvez nos ajude.

Written by

Jornalista, pai e tenta ser youtuber! Trabalhos: linktr.ee/vancine

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store