Existe carnaval na Europa?

Maiseo
7 min readFeb 9, 2019

--

Precisamos te contar! Sim… Existe Carnaval na Europa. E pode esperar por surpresas tão divertidas quanto ao Carnaval brasileiro. Em muitos lugares por lá o frio é tomado pelo calor. Mas mais uma vez se engana quem acha que o Carnaval na Europa é só feito de lugares frios e caros… Fora dos padrões populares e animados do Brasil.

Na realidade o carnaval é uma cultura iniciada pela Europa, se popularizando na Idade Média… Os moldes, costumes e datas as vezes diferenciam, mas muitos pontos se parecem. Pensando na sua vontade de sair da mesmice e conhecer novos horizontes, culturas e pessoas, criamos esse Artigo repleto de dicas e curiosidades! Vamos Carnaval para Europa?

Os Melhores Carnavais na Europa

Muitos carnavais fazem sucesso na Europa. Poderíamos passar dias falando sobre isso, mas citaremos os locais mais conhecidos e de diferentes características. Tudo para você encontrar o carnaval na Europa, mas adequado para ti!

Os sete Carnavais mais badalados da Europa

· Carnaval em Veneza

Precisávamos começar pelo carnaval de Veneza. Não só pelas conhecidas mascaras e misturas entre foliões pelas ruas. Muitas vezes, era o momento dos “Nobres” se misturar dentre classes diferentes. Muitas vezes as festas duravam meses.

Hoje a festa dura dez dias e termina na terça de carnaval. A magia fica entre as belas máscaras, modelos e cores. Os bailes são pra lá de um sucesso! Mas são negativamente caros, a Entrada mais acessível deve estar por volta de 130,00 Euros. Indicamos o hotel Hilton Molino para curtir em paz seu momento de hospedagem.

· Nice, O carnaval francês

O carnaval de Nice é um dos mais diferentes em datas, se comparado ao Brasil. Começa cerca de duas semanas depois da quarta-feira de cinzas. Em Nice as flores tomam conta da festa pela amanhã… Desfiles quilométricos de muitas cores. Na noite, Fantasias gigantes tomam a cena e promete muita cultura e arte.

Cada ano é escolhido um tema para tomar os desfiles. Enquanto acontece, quem assiste recebe flores jogadas a plateia. Nice tem todo Glamour e beleza da França em um Carnaval. O Hotel Ellington é um bom conselho para hospedagem.

· Colônia, prepare-se para a Loucura

Em Colônia, na Alemanha, o Carnaval acaba por anular o horário de fechamento dos bares. A farra é tanta, que começa a ver festas do gênero em meados de novembro. Formalmente, o carnaval da Colônia começa na quinta-feira antes de nosso Carnaval.

Duas festas são mais conhecidas nessa parte da Alemanha, a primeira é a Weiberfastnacht, as mulheres desfilam mascaradas e dão como aberto o carnaval na Europa. Porém, o ponto chave desta cultura carnavalesca está no Rosenmontag. Geralmente acontece as segundas, desfiles enormes com carros alegóricos, fantasias e máscaras. Ao povo que assiste é atirado flores e doces como desejo de boa sorte.

· Barcelona, para todos

Se você estiver pela Espanha ou pensa em ir para lá no Carnaval, não se esqueça! Vá para Barcelona. Geralmente por lá, o carnaval dura uma semana, aos meses de Fevereiro, em Pontos da Catalunha.

Na parte Central de Barcelona, o carnaval é projetado para as crianças. Para Jovens e adultos mais animados, fica o lado Sul do Mapa como curtição garantida, na tão carnavalesca Sitges. Blocos de ruas, fantasias variadas e muita curtição!

· Croácia! Assustadoramente boa

O carnaval sem dúvidas, vale a pena! Recheado de alto-astral e uma pluricultura! Isso porque é notado a adoção das máscaras de Veneza com um toque da mitologia Eslava! Mas você não vai acreditar… Ao invés de singelas e perfeitas máscaras, são máscaras de dar medo! Acredita-se que o rito afasta os maus espíritos.

Você não vai querer a oportunidade de curtir a Croácia no carnaval!

· Reino Unido tem Bagunça, sim senhor!

Tem Carnaval na Europa! Tem carnaval na terra da Rainha, Sim senhor! A realidade é que cada vez mais o carnaval no centro de Londres vem se tornando popular. E você ainda vai ficar mais surpreso: Em pleno August Bank Holiday. O famoso Nothing Hill Carnival acontece desde 1965. É considerado o gigante da Europa!

Quem quiser ver o imenso desfile, corre que sempre dá tempo de conseguir um espacinho lá no meio.

· Portugal Raiz

Em Torres Vedras, o carnaval é feito como sempre. Cultura enraizada e acesso popular. Puxando referências carnavalescas desde 1574, as pessoas da cidade, recebem muito bem a todos, porém na questão Cultural, recusa estrangeirismo. Para ter ótima hospedagem, indicamos Hotel Golf Mar. Divirta-se!

Diferenças entre o Carnaval que existe na Europa

Por ser um vasto terreno, ter diversas culturas e até mesmo clima variado, é fácil encontrar diferenças em cada carnaval Europeu. Cada região costuma além de adotar estrangeirismos como as conhecidas mascaras de Veneza, põe parte de sua cultura e história no meio da folia. Enquanto uns se juntam em bares e copos de cerveja, em alguma região não tão longe terá blocos, flores e doces.

Toda essa pluralidade lhe ajuda na hora de escolher um lugar para você, sua família e amigos. Além das festas para maiores, muitas regiões são conhecidas por fazer um carnaval na Europa totalmente voltado as crianças. E ai? Está pronto para escolher com carnaval da Europa é a sua cara?!

Dicas de como curtir o Carnaval Europeu

As dicas de como curtir o Carnaval são as melhores e mais cotidianas possíveis. Além de se precaver com tudo que tenha haver com dinheiro, hospedagem e locomoção, indicamos também se informar sobre aonde você está indo.

Cada local na Europa, tem sua maneira e cultura de curtir o carnaval. Suas fantasias, costumes e dias a se curtir, serão peculiar em cada local. Converse com outras pessoas que já viajaram para o país de sua escolha, sempre vale a pena!

Não me invente de chegar lá sem saber o que vai acontecer em relação a preceitos, aonde ficar ou os valores! Isso pode te prejudicar de maneira séria.

Como ir para o Carnaval Europeu?

Sim, a maioria dos destinos usam da mesma moeda em seu território. Mas fique atento ao câmbio entre as moedas. Tente comprar as passagens de avião e sua hospedagem o quanto antes, isso barateará os custos.

Veja o visto necessário, cada país terá sua política. Olhe para ver se está tudo certo com seu passaporte! Tem alguns lugares que uma agência de viagens ou um Guia no local será de muito bom proveito. Estude as possibilidades de usar as linhas ferroviárias da Europa, com um baixo custo você pode curtir variados carnavais, caso consiga se organizar bem.

Aonde ficar no Carnaval na Europa

Campings, Albergues, hotéis e afins… A questão é que muitas pessoas dariam muito suor para ter uma dessas vagas a sua disposição. Tente se precaver, agende as reservas de onde irá ficar, com tempo de antecedência. Busque ver os perfis de vários locais e o que melhor se enquadre com você e seu grupo. Tanto no âmbito visual, como no requisito financeiro.

Existem inúmeras possibilidades. Tente avalia-las com calma. Alie o local que vai ficar, com a distância das festas e toda a questão de locomoção.

Quanto custa o carnaval na Europa

Tudo vai mudar bastante de acordo com o local escolhido por você! Não importa se é entre a Rússia ou a Itália, Alemanha ou Portugal, os preços vão variar.

Os pacotes mais baratos para ir a Europa está Custando em média 3.500 Reais, porém alguns pacotes beira os 12.000 Reais. Lógico que para datas festivas, esse preço sofrerá alterações, mas a melhor dica que podemos te dar é: Compre sua passagem área e local de hospedagem com antecedência. Com a alta procura em cima das datas, os valores vão aos céus.

Invista tempo em pesquisa, estudo sobre as linhas aéreas e pontos referentes a onde você irá se hospedar. Isso fará toda diferença.

Quais diferenças entre o carnaval europeu e o brasileiro

São carnavais em momentos, água e óleos, não se mistura nem se parece… Em outros momentos parece que estamos comemorando o mesmo evento. Em alguns locais a cultura Europeia difere muito da brasileira, usando flores e doces… Tradições mais enraizadas e menos festeira, se assim pode se dizer. Mas se você for para alguns dos blocos eu bailes europeu, encontrará muita referência tanto de visual, nas fantasias, como na empolgação dos foliões. Festas joviais ou um movimento mais enraizado? Tanto na Europa, quanto no Brasil, você encontrará com facilidade os dois modelos.

Curiosidades

A melhor e maior curiosidade que deixaremos a vocês, é sobre as máscaras de Veneza e o ato conhecido de nobres e plebeus se misturarem. Isso é porque muitos da classe Nobre da Itália, tinha a cultura de pôr máscaras para se camuflarem e curtir o Carnaval meio aos foliões mais humilde economicamente falando.

Após descoberta, essa cultura histórica se espalhou pela Europa. O carnaval Europeu tomou as ruas e muitos deles ainda mantém suas características popular!

Por fim, o artigo deixou evidente a cena carnavalesca tão plural que existe na Europa. Não importa se você quiser um espaço mais infantil ou festas regadas a bebidas!

A Europa tem todos esses tipos de Carnaval. Compre suas passagens e reserve suas vagas nos hotéis com antecedência. Pesquise sobre a cultura local e entre nas tradições com total animação! Reserve um bom dinheiro para não passar aperto, caso a economia esteja curta, não desanime, se organize!

Já leu nosso artigo sobre como viajar para a Europa? clique aqui!

--

--