Certificação ITIL vale a pena? Quanto Custa?

Para saber se a Certificação ITIL vale a pena e como tirar a Certificação Foundation, vamos conhecer um pouco sobre a origem da ITIL!

A abreviatura ITIL significa (IT Infrastructure Library) originalmente desenvolvida pela Agência Central de Computação e Telecomunicações (CCTA), como um conjunto de boas práticas. As boas práticas da ITIL são muito úteis em termos de conseguir o gerenciamento e disponibilidade dos serviços em TI e o seu custo efetivo.

Por ser um modelo muito eficiente no gerenciamento dos processos governamentais, as empresas ligadas ao governo perceberam que também poderiam aplicá-la no gerenciamento de TI, que na década de 90 passou a ser o padrão em várias empresas, como IBM, HP entre outras.

A ITIL é credenciada pelo Information Systems Examinations Board (ISEB). O ISEB foi inaugurado em 1967, uma organização que prepara os profissionais para a Certificação ITIL Foundation no gerenciamento de Serviços de TI, promovendo o desenvolvimento da carreira do profissional.

Outra organização que fornece o exame ITIL é o EXIN. O EXIN é uma organização independente com sede na Holanda. O EXIN estabelece os requisitos educacionais, desenvolve e organiza os exames de certificação ITIL e os testes independentes na área da Tecnologia da Informação.

A TI por ter se tornado de grande importância para as organizações, que atualmente nem podemos imaginar o mundo sem a TI, tornou-se indispensável controlar os processos de tecnologia, e por isso o modelo da ITIL chegou para preencher essa lacuna.

Como é formada a ITIL

A ITIL é formada por uma biblioteca de livros que descreve o modelo de gerenciamento da TI, que são eles:

  • Suporte a serviços: descreve processos de suporte utilizados no dia a dia e atividades de provisão dos Serviços de TI.
  • Entrega de serviços: Cobre os processos de planejamento e entrega de Serviços em TI com qualidade, bem como o aperfeiçoamento dessa qualidade ao passar do tempo.
  • Gerenciamento da Infra-estrutura: cobre todos os aspectos do gerenciamento da infraestrutura com a identificação dos requisitos do negócio, testes, instalações, entrega, e otimização das operações normais dos componentes que fazem parte do serviço de TI.
  • Planejamento para Implementação do Gerenciamento de Serviços:examina questões e tarefas envolvidas no planejamento, implementação e aperfeiçoamento dos processos de gerenciamento de serviços dentro de uma organização.
  • Gerenciamento de aplicações: Descreve como gerenciar as aplicações a partir das necessidades inicias dos negócios.
  • Perspectiva do negócio: Fornece conselhos e serve de guia para o pessoal de TI saber como contribuir para o negócio da empresa.
  • Gerenciamento da segurança: Detalha o processo de planejamento e gerenciamento a um nível mais detalhado da segurança da informação e Serviços de TI.

O que é Certificação ITIL Foundation V3

A Certificação ITIL Foundation v3 é o primeiro passo para iniciar a carreira em ITIL, requisito para as próximas certificações. A Certificação ITIL Foundation é para os profissionais que querem aprender sobre as boas práticas no gerenciamento de serviços de TI e os princípios e modelos no ciclo de vida ITIL.

Requisitos da Certificação ITIL Foundation V3

Não há requisito para realizar o exame de Certificação ITIL Foundation. Basta apenas os interessados estudarem para a prova e agendar o exame, que atualmente pode ser realizado online.

Antes de realizar o exame ITIL Foundation é bom separar pelo menos 8 dias para estudar os materiais. O exame de Certificação ITIL Foundation abrange 13 módulos (no EXIN) e no (ISEB) cobre apenas 12 módulos (sem o módulo de Gestão de Segurança).

O exame ITIL V3

  • Múltipla escolha
  • 40 perguntas
  • Necessário acertar 26 questões (de 40 disponíveis) — 65%
  • Duração 60 minutos

Certificação ITIL: preço

O valor do exame ITIL Foundation é de aproximadamente US$ 205,00 (presencial) e US$ 226,00 (online, de casa).

Treinamento completo para Certificação ITIL Foundation

Para ter acesso ao Curso ITIL Foundation, CLIQUE AQUI!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.