Dicas sobre como não morrer por dentro.
Aug 28, 2017 · 4 min read

Talvez toda essa pressão que me assola de cima para baixo seja uma coisa somente minha, talvez. Mas diante dos inúmeros acontecimentos, tanto macros quanto micros, tenho percebido que não sou só eu que estou cansada, não é só minha a angústia, o sentimento de solidão e de peso retriplicado nas costas e na cabeça. Antes de tudo lembre-se: quando a árvore aparenta estar seca e sem folhas em pleno agosto não pense que ela está morta, é apenas inverno.
Se você está precisando de ajuda ou apenas de palavras aqui é um lugar, seja bem querid@.
- Os sentimentos existem, e para que eles possam ir embora da nossa mente nós precisamos aceitá-los e deixá-los ir. Tudo o que é ruim vai passar, da mesma forma que as coisas boas também passam. Aproveite as boas e quando (e se) as ruins chegarem esteja cert@ de que elas vão passar.
- Essa vida aqui é uma viagem, você tem sua passagem. Não é um passe livre mas é uma passagem. Aproveite, veja, viva e saiba que é tudo para aprendizado, da doença até o maior dos prazeres. Não se afunde na dor de alguma coisa que aconteceu, compreenda que ela aconteceu e que agora você precisa lidar com isso, por mais que precisar não seja querer.
- Tome responsabilidade por você. Por você. Aconselhe as amizades, mas cuide de você. Para que você não precise culpar alguém por um descuido seu e para que você fique ciente de que se algo aconteceu e você se precaveu antes então é uma questão realmente do destino.
- O amor existe. Ele existe enquanto dura e perdura enquanto somos capazes de manter laços que não estrangulam. O amor está na presença e é uma plantinha que precisa ser cuidada todos os dias, mesmo que só com uma mensagem de bom dia. A manutenção das relações é algo que precisamos praticar porque caso contrário elas se perdem. Para você ter uma amizade onde vocês podem passar dez anos sem se ver e quando se encontram está tudo lindo primeiro vocês precisam ter uma vivência digna de intimidade, a plantinha que foi cultivada.
- Ainda no cultivo, sinta-se sempre bem livre para compartilhar suas emoções com aquelas pessoas que dizem que são amigas, dizer isso é abertura para o compartilhamento. Não morra engasgad@ nas próprias palavras, solte seus medos e receios com aquela pessoa que você sabe que vai te ouvir, porque nós precisamos ser ouvid@s.
- Sempre que pensar em se matar considere o por que. Considere outras alternativas, considere também que melhor é viver do que dar aos outros o gosto de te lamentarem como se tivessem sido íntimos seus. Se você se sente rodead@ de hipócritas na data da sua morte será o evento em que eles mais vão dizer que estavam por perto.
- Existe, pelo menos, uma pessoa que te ama. Uma pessoa que te ama sim e te quer bem independente de como você venha até ela. Nós reconhecemos isso muito pouco, procure sempre repensar quando achar que está sozinh@.
- Use 23 horas do dia para viver e 1 hora para as redes sociais. Eu sei que é difícil mas aqui é uma mentira, um cortiço cheio de ilusão. Na rua as pessoas podem ser diferentes, mais amáveis ou menos idiotas. Vá viver, ver o sol e a natureza, ler um livro, fazer um desenho.
- Talvez você se sinta muito muito cansad@ e queira chorar mas não consegue. Talvez você até sinta vergonha de chorar. É anormal, mas a sociedade nos colocou isso: não conseguimos chorar nem mais sozinh@s. Mas olha, chora. Chora, chora, chora, chora, chora, chora, chora, chora. Chora com as amizades, chora com a família, chora no trem, chora no ônibus, chora na rua, vaze essa coisa presa que te deixa pres@. Depois você pode rir de si mesm@ por ter chorado feito um bebê iniciante. Saiba que faz bem. Saiba que faz melhor ainda você chorar com a pessoa que diz que está aí para você.
- Por último por agora, fique cert@ de que se você não esperar gratidão não vão existir pessoas ingratas na sua vida. Considere que independente da cor, do gênero e da classe nós somos seres humanos e como humanos estamos sujeit@s a ter momentos de grandeza e também de vermicidade. Lute contra o que não é certo, mas não guarde mágoa porque dá câncer.
- E se você aceitar mais uma dica: arrume um caderninho bem bonitinho e faça dele seu mundo secreto, escreva e desenhe lá seus pensamentos, só compartilhe com quem você tiver confiança e descarregue lá toda a energia que não te cabe no peito.
Um beijo
