A vaidade fulmina a história

Manoel
Manoel
Aug 24, 2017 · 2 min read

Um déficit presente em algumas manifestações críticas é não levar em consideração os matizes da história. O mundo jurídico – não só ele, como uma significante parte da academia, da militância e da confusão da contiguidade destas – tem o vício de pensar a história numa estética de continuidade e isso, obviamente, atrofia, não raro, esvazia a crítica.

A escolha por respostas simples, pela condenação e o repúdio moral em detrimento das análises de determinados fenômenos sociais e jurídicos (muitas vezes entendidas como justificação) é a caracterização da falência da crítica. É necessário desprezar sistematicamente a ideia de linearidade e substituição na história para que possamos dar um salto qualitativo nas análises.

Há muita coisa que foi anunciada como morta dando voltas por aí (vide fascismoS), também há muito mais pra se falar sobre o processo de criminalização, o encarceramento em massa, o garantismo penal, bem como sobre abolicionismo penal do que se ouve e lê dos críticos reverenciados. Sem novidade, os críticos não são tão críticos assim, trafegam por análises históricas esquizofrênicas e colecionam frases de efeito.

Fundamentalmente, o que foi rejeitado no tempo e a solução que surge como o novo não se excluem, os contraditórios interagem em simultaneidade e se acoplam formando um novo corpo. O mal que anunciaram superado, hoje habita no que nasceu como sua superação e assim perpetua sua existência, muitas vezes sem ser notado.

Aquilo que novas teses, leis, tratados e jurisprudências vieram substituir não fica suspenso no tempo, ele parasita o novo. Este é um ciclo que não devemos ignorar se quisermos entender o que para alguns aparece como assustador, absurdo e ultrapassado, mas que, efetivamente, nunca perdeu seu lugar.

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade