Se você quer se destacar para abrir mercado de uma vez por todas, é bom se distanciar da concorrência local. Não fisicamente, mas mentalmente.

Quando um cliente contacta seu atendimento via Whatsapp, o jeito mais comum de atendê-lo é enviar uma série de imagens — geralmente em baixíssima resolução — para explicar o seu cardápio e seus preços. Isso faz com que uma enxurrada de informações acabe despertando confusão, e isso acarreta em desistência de comprar.

Dica #1: não estrague as coisas pelo Whatsapp.

Quando um cliente contacta seu atendimento via Whatsapp, o jeito mais comum de atendê-lo é enviar uma série de imagens — geralmente em baixíssima resolução — para explicar o seu cardápio e seus preços. Isso faz com que uma enxurrada de informações acabe despertando confusão, e isso acarreta em desistência de comprar. Além disso, o cliente pode não ter espaço na memória do celular para salvar imagens, o que é comum de acontecer. …


No cenário atual em que enfrentamos é indispensável se reinventar para subsistir no mundo dos negócios e isso gera a pergunta: quem eu sou? Empreendedor, empresário ou os dois?

Um empreendedor é aquele que é capaz de identificar oportunidades onde outros não veem, transformando a simples ideia em um negócio de sucesso. Já o empresário é aquele com capacidade para gerir o negócio e torná-lo próspero perpetuando e fixando o empreendimento no mercado trazendo solidez.

O ideal é ser um pouco de cada: ter o lado empreendedor, que vê na dificuldade uma oportunidade de crescimento reinventando o negócio e fazendo…


Já é consenso de que nosso país atravessa — dolorosamente — um momento delicado para se pensar em investimentos, riscos, valores; enfim, dinheiro. Este complexo momento nos traz à frase mais expressiva de João Dória Jr., atual prefeito de São Paulo e mega-empresário:

Um erro nos diz muita reflexão; mais do que um acerto nos diz.

A grande previsão, a curto prazo, é que grupos empresariais se criem com o objetivo de dispôr recursos, tempo e dinheiro uns aos outros: três, quatro, cinco empresas atendendo um cliente em aspectos variados de suas necessidades.

Como a economia brasileira é tratada na base de amarras, leis de contenção e de intervenção estatal nos negócios, podemos deduzir logicamente o problema: não há livre mercado no Brasil.

A burocracia para frutificar um negócio em terras brasileiras é variada, criativa e sistematizada…


Uma pergunta incomum para um cenário comum: qual o seu aparato, hoje, para expandir o nome e a referência que seu negócio traz com ele?

Seu negócio existe? Encorajamento e produto nem sempre dão conta. É preciso criar a demanda, fabricá-la, estimulá-la.

A região que cerceia Itajaí é de economia pragmática e contundente a curto prazo. A qualidade de vida alcançada por aqui é um fator de impulsão natural; as pessoas possuem casas próprias, carros, diversão e mais segurança do que uma capital poderia oferecer. Isto tudo aquece a economia e faz o cidadão — já com certo padrão seguro de vida — sentir encorajamento para empreender, abrir um negócio e se aventurar por estes lados.

Se…

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store