Branded Entertainment X Cerveja Brahma

Mariana Nakazora
4 min readMay 28, 2022

--

A Brahma é uma marca de cerveja, da Ambev, consolidada no mercado e que tem se feito presente na vida de seus consumidores desde sempre. Com o início da pandemia, em que tudo ainda era muito incerto e as pessoas estavam isoladas em suas casas e precisavam de algo para se entreter, ela foi uma grande patrocinadora das lives musicais, fazendo muito sucesso. Pensando nisso e a partir das análises dos formatos acima, é possível perceber que a marca tem usado da estratégia de Branded Entertainment para gerar engajamento e relacionamento com o público.

Tendo em vista, percebe-se que a marca se apoia nos diversos formatos para anunciar sobre seus produtos e serviços, contar a sua história e de tantos outros que fazem sentido para ela. Como exemplo disso, no Youtube da Brahma existem séries que utilizam do formato de Branded Content para contar a história de outras pessoas, como da jogadora Marta e de diferentes pessoas que mostram que o futebol não é só futebol. Isso faz total sentido, pensando que um de seus pilares é o futebol, que o Brasil é o país do futebol e que essa é uma forma de se conectar com as pessoas, sem falar sobre o seu produto em si, mas usando de um storytelling e organicidade.

De acordo com o Relatório “The Future of Entertainment — Prosumer Report”, utilizar entretenimento em suas campanhas é essencial para uma engajar o seu público e mais de 70% pedem por isso das marcas e dizem se lembrar mais de propagandas que usam do entretenimento e consequentemente se lembrando da marca também. Com isso, a Brahma ao fazer um Brand Experience todo ano ao organizar o Camarote Brahma ou inaugurar um bar temático dentro do servidor de GTA V, reforça o seu conceito e ainda possibilita que seu público e novos públicos conheçam a marca e participem dessa imersão e conheçam da sua essência, gerando um share of attention.

Se Branded Entertainment é uma estratégia pensada a longo prazo, nada mais inteligente do que escolher investir e trabalhar com um segmento que faz total sentido para a Brahma e que vem crescendo a cada ano: a música sertaneja. Como dito antes, a marca no começo da pandemia foi responsável pelo “Circuito Brahma Lives” em que patrocinou diversas lives de cantores sertanejos famosos, mas antes disso, já marcava presença no VillaMix Festival um dos maiores festivais de música do Brasil, no seu próprio reality show “O Próximo nº1”, um formato híbrido, que contava com uma seleção de artistas para buscar por novos talentos da música sertaneja e a escolha do vencedor estava nas mãos da audiência, e a mais recente produção de conteúdo é a “Bastidores Brahma” apresentando a história e músicas inéditas da dupla Jorge e Mateus.

A partir disso, levando em consideração que houve um aumento do digital e do consumo de diferentes conteúdos, Brahma usou das suas redes sociais para anunciar a parceria com o Corinthians, tornando-se “mais uma do bando de loucos”. Isso não só atrai novos consumidores, como retém aqueles que já são amantes da cerveja Brahma. Outro conteúdo disponibilizado em suas redes sociais, é um vídeo mostrando que mesmo no ano de 2021, a marca não vai deixar o Carnaval morrer, o que ressalta a identidade da mesma e a insere em um momento de desejo/dor do consumidor. E por falar nisso, o trabalho de Brand Placement feito de forma integrada ao inserir a Brahma na música “Alô Ambev” do Zé Neto & Cristiano, transfere a marca para uma posição na mente do consumidor de não mais apenas bebida, mas de presença em um momento de conexão, levando em consideração que o ritmo e letra ficam na mente e os ouvintes podem se identificar.

Por fim, é possível perceber que mesmo a Brahma não utilizando de todos os formatos de Branded Entertainment, faltando o Brand Publisher, que pode ser um novo passo para a marca adentrar ainda mais o mundo dos criadores de conteúdo. Ela usa dos outros diversos formatos, sempre inovando na forma de se comunicar dentro deles, mudando a campanha e entendendo como ela pode ser cada vez mais distinta, entretenedora, imersiva e interativa, mas sem perder a sua essência. É a partir da utilização desses diversos formatos, que nota-se que a marca está saindo da comunicação clássica e indo de encontro à uma comunicação que fala por meio de simbolismos, emoção e intangibilidade, que antes de anunciar sobre o produto ou serviço, entende que o consumidor é abordado intensificadamente e a todo segundo por isso e que é necessário passar sua mensagem de uma forma mais orgânica, menos intrusiva, que tenha sentido com o momento pelo o qual estamos passando, tenha um storytelling e que gere troca entre público e marca, consequentemente levando a um relacionamento engajador e de longo prazo.

Referências: Multibranded Entertainment — Aula 11 e 14 — Martha Terenzzo; Relatório The Future of Entertainment — Prosumer Report — Vivendi — Havas Group — Cannes Lions; Site e Instagram da Marca; Aula Conceito e Contexto

--

--