Você sabe o que Branded Entertainment?

Mariana Nakazora
3 min readMay 28, 2022

--

Com a chegada da tecnologia, o aumento de conteúdos disponíveis, as diversas possibilidades de atingir o público, sociedade tornando-se prosumer. As marcas de todo o mundo precisam se reinventar, criando uma maneira mais interativa e relevante para as pessoas, a fim de se fazer na mente dessas e conquistar um lugar diferenciado perante as outras do mercado.

Pensando nisso, a comunicação “clássica”, que tanto utilizada durante o passar dos anos, abriu espaço para o que hoje chamamos de: Branded Entertainment. Esse seria o divisor de água para muitas marcas, já que é uma estratégia de comunicação publicitária, pensada a longo prazo, que une o entretenimento à propaganda, oferecendo não só o produto ou serviço, mas uma história que conecta. Sendo assim, é por meio de seus diversos formatos, como aqueles direcionados para as redes sociais, Podcast, Branded Content ou que geram experiência, e que muitas vezes tendem a se mesclar devido a existência das multiplataformas, que a marca consegue se fazer mais distinta, imersiva e entretenedora.

A partir disso, é necessário que a marca antes de lançar seu conteúdo, entenda por qual momento está passando e o que o seu público deseja. Tendo isso em mente, é escolher o território e pensar qual formato será utilizado, lembrando que deve ser estruturado com um Storytelling por trás, afinal é ele quem garante o destaque e conexão com as pessoas, quando bem trabalhado. Além disso, essa busca por conteúdos que envolvem e agregam maior valor, diferente daqueles que têm uma maior superficialidade, representam uma alta importância para aqueles que as consomem, podendo ser comparado superiormente até com a atenção que a sociedade sente diante sua própria saúde e bem-estar.

Ainda olhando para o planejamento e o percurso que o conteúdo irá fazer, deve-se levar em consideração suas principais etapas e entendimento sobre elas. Em sua primeira etapa, que consiste no processo criativo e produção do conteúdo em si, é de extrema importância entender quais são as tendências do momento e se aquilo faz sentido para a marca e para quem ela vai oferecer. Na segunda etapa, escolher como será entregue para o consumidor, de uma forma offline ou online. Já na terceira etapa, é a forma como esse irá consumir seu conteúdo, tendo em vista que existem cada vez mais opções de consumo. E na última etapa, é entender que com a globalização, as formas de consumo se convergiram, dando abertura para não uma, mas diversas opções de consumo e a possibilidade de escolher como consumir, independente da primeira escolha da marca.

Por fim, Branded Entertainment é ir além do que já está sendo feito e se diferenciar da comunicação interruptiva e cansativa que ainda circula, é pensar em um formato que irá entreter o público e ao mesmo tempo comunicar o posicionamento da marca, criando um relacionamento. É sobre criar conexões e compreender que pode ser que não haja uma resposta imediata, mas sim, uma resposta a longo prazo. Mas mais importante, é sobre escutar, entender e perceber o que seu público deseja e como se fazer presente como “amiga” e não mais uma marca do mercado que anuncia sobre seus produtos ou serviços de forma superficial.

Referências: Multibranded Entertainment — Aula 11 e 14 — Martha Terenzzo; Relatório The Future of Entertainment — Prosumer Report — Vivendi — Havas Group — Cannes Lions; Case Intel e Branded Entertainment; Monografia: As Marcas Como Produtoras de Conteúdo — Fabiane Henriques e Yasmin Adas Guarino

--

--