Filme ’’soul’’ e a filosofia

Manoelasilva
2 min readSep 12, 2024

--

Para explicar o porquê dessas teorias de Nietzsche serem as que mais me chamaram a atenção, gostaria de citar o filme da Disney pixar “Soul”, que por meio de uma representação fictícia e divertida nos faz refletir sobre nossa existência. A trama conta a história de Joe Gardner, um professor de música que tem como seu maior sonho tocar em um clube famoso. No entanto, essa jornada não é nada fácil, uma vez que as pessoas em sua volta não apoiam essa decisão pela justificativa de “arte não dar dinheiro”. Porém, Joe se mostra alguém muito ambicioso e acredita que com seu esforço vai chegar ao lugar que almeja, sem se importar com comentários de quem diz o contrário, um verdadeiro exemplo de vontade de potência.

O músico no decorrer do filme cai em um bueiro e “morre”, mas na verdade ele vai para uma realidade que fica entre a vida e a morte. A partir desse acontecimento, a obra leva joe, juntamente com o público, a analisar e questionar a vida do personagem, visto que a trajetória dele era totalmente voltada a música e a conseguir seu trabalho dos sonhos, ele desejava essa realidade ideal, e não dava valor às coisas palpáveis e valiosas do cotidiano. Se voltarmos esse contexto para a área da filosofia, podemos relacioná-la à ideia de eterno retorno do filósofo, onde ele critica a teoria de Platão sobre mundo sensível e mundo das ideias e também o cristianismo. Sua justificativa para isso seria que o ser está mais voltado em sonhar com uma realidade intangível do que aproveitar o que já está em seu alcance.
O filme através da jornada de Joe, mostra que a existência e nosso propósito não são fixos, como Nietzsche diz que valores não são absolutos, o nosso sentido da vida também não é, nós que fazemos nosso próprio propósito. O músico se via “forçado” a seguir seu propósito que esquecia de amar a vida, entretanto, no final do longa ele ganha uma nova chance de voltar a vida, e assim ele começa a seguir o “amor fati” amando a vida, e todos os detalhes dela, sendo eles o cair de uma folha ou a mordida em uma pizza.

--

--