Letter of Intent Trainee Johnson & Johnson 2019

23 de outubro de 2018, Belo Horizonte/Minas Gerais

Ao programa de Trainee Johnson & Johnson 2019,

Muito prazer, sou a Manuela, uma jovem mulher de 25 anos em busca de desafios. Uma pessoa disposta a ajudar o próximo, que possui um ótimo relacionamento interpessoal (como dizem meus amigos: “não conheço ninguém que a Manuela não se relacione bem”), independente, bem-humorada e que não desiste dos seus objetivos.

Primeiros dias de intercâmbio nos EUA/março de 2015

Que se orgulha por ter sido aprovada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no curso de Biomedicina (curso escolhido, pois o meu objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas), por ter sido intercambista (morei nos Estados Unidos por 1 ano e 4 meses, por meio do programa Ciência sem fronteiras) e por ter sido contratada quando era estagiária e atuar salvando vidas (isso que me motiva a trabalhar todos os dias, saber que o que eu faço impacta positivamente na vida das pessoas).

Colação de Grau com meus pais, Renato e Márcia/dezembro de 2017
Amigos e Biomédicos/junho de 2017

Atualmente, trabalho na Abbott, em Belo Horizonte, empresa que produz Válvulas Cardíacas Biológicas, como Analista de Laboratório (áreas de atuação: Microbiologia e Qualidade). Ao assumir o cargo de Analista, em outubro de 2016 (depois de 1 ano e 2 meses como estagiária na empresa), tive vários momentos em que eu parava e pensava: Estou preparada para essas novas responsabilidades? Como será trabalhar ao lado de pessoas especialistas na área, sendo que ainda nem tinha concluído a graduação? E com o tempo fui percebendo que SIM eu estava pronta para o cargo. Além disso, este momento de mudança me marcou profundamente, pois fui inserida ao mercado de trabalho (como funcionária) antes mesmo da minha formatura, evoluindo de forma consistente em um curto período de tempo. Durante este período de adaptação foi essencial o bom relacionamento com todos, uma vez que a Manuela/Estagiária agora era a Manuela/Analista, par de pessoas que me treinaram e líder de pessoas que trabalhavam há anos na empresa, e a equipe foi bem receptiva a essas mudanças. Momento essencial para o meu amadurecimento em que me posicionei como profissional.

Por meio das conquistas supracitadas tive a oportunidade de conviver com pessoas de culturas, estilos de vida e experiências profissionais diferentes das minhas. O que me fez perceber que podemos contar com as pessoas mesmo elas não sendo da nossa família ou amigos de infância. E isso enfatiza a seguinte questão: eu deveria ter me preocupado menos no meu intercâmbio (por ter sido um momento em que pela primeira vez morei longe da minha família) e ao assumir o cargo de Analista na Abbott visto que me adapto com facilidade a mudanças e sempre temos pessoas ao nosso lado para nos apoiar seja por meio de uma conversa amigável ou por uma ajuda no ambiente de trabalho.

Falando um pouco sobre o que eu gosto de fazer, primeiro estar ao redor das pessoas que amo e sempre me inteirar em relação ao que está acontecendo na área da saúde, inclusive para estar sempre preparada para auxiliar as pessoas quando elas possuem dúvidas em relação aquele novo vírus que está infectando por aí. Inclusive, ter um momento meu, seja lendo um livro (última leitura: O Óbvio que Ignoramos), vendo um filme (gêneros preferidos: ficção científica e drama), assistindo minha série favorita (Grey´s Anatomy) ou me exercitando (adoro fazer pilates) são momentos que temos que reservar para nós mesmos. E não posso deixar de falar que amo viagens, no início deste ano fui ao Chile (conheci o Deserto do Atacama, um lugar extraordinário).

Lagunas Altiplânicas com o Daniel (namorado) Deserto do Atacama/fev. de 2018

Ser trainee Johnson & Johnson seria uma oportunidade de fazer parte de uma empresa que assim como eu valoriza o bem-estar das pessoas. Sei que na J&J estarei a lado de profissionais capacitadas, em um ambiente desafiador e em uma empresa que pensa sempre no seu colaborador. E se você me perguntasse: Manuela, o que você tem a nos oferecer? Eu responderia: uma trainee com brilho nos olhos, que preza pela qualidade e que possui coragem para juntos enfrentarmos os desafios diários, focando sempre no atendimento de excelência aos pacientes/clientes da J&J. E o que a J&J tem a oferecer a Manuela? A possibilidade de embarcar mais uma vez em um grande desafio profissional, sendo treinada por uma empresa alinhada aos meus valores profissionais e pessoais e que se preocupa com o desenvolvimento do trainee. Além disso, a J&J ofereceria um desafio pessoal ao ir morar sozinha em São Paulo que é um estado que me encanta pelo desenvolvimento e por funcionar 24/7.

Busco para minha carreira uma empresa igualitária que se importe com o funcionário e cresça junto com ele. Inclusive, uma equipe unida é de extrema importância para um trabalho alinhado aos objetivos da empresa, dos clientes/pacientes e dos colaboradores.

Enfim, pensando no futuro eu gostaria de ser lembrada como uma pessoa que tinha um trabalho que refletia no bem-estar das pessoas, e que levou a vida de forma leve e com sucesso (nos âmbitos pessoal e profissional). Quesitos presentes na Johnson & Johnson :)

Obrigada pela sua atenção, estou à disposição,

Manuela Horta de Castro