Finanças não são um saco: investimentos inteligentes antes dos cabelos brancos — Investimentos no mercado financeiro

O Mão de Vaca lançou mais um episódio da nossa série sobre finanças pessoais. É claro que a gente não ia deixar a galera do texto de fora! Então vai aí mais um resumão pra você não se perder nas suas moedinhas.

  1. Se você não entende nada de nada no mundo do dinheiro, há luz no fim do túnel. Na verdade, o ideal era que você começasse com um consultor financeiro, uma pessoa pra te ajudar a fazer as escolhas certas e te explicar tim tim por tim tim. Mas como eu sei que você não tem grana pra isso, continua ouvindo (ou lendo) o Mão de Vaca que já está no caminho certo.
  2. A nossa segunda dica é o seu primeiro passo. Não tenha medo. “Não precisa estudar horas. É parar e ler um pouco sobre o assunto e conversar com outras pessoas, tirar as dúvidas e aos poucos se sentir mais confortável”, fala a nossa queridíssima especialista Carol Sandler. Não é um bicho de sete cabeças.
  3. Não “guarde” o seu dinheiro na conta-corrente. Na pior das hipóteses, deixe na poupança. Ainda assim, existe um monte de outras opções com baixíssimo risco que vai te dar um retorno muito melhor. Mas calma, a gente ainda vai te explicar isso.
  4. Descubra qual é o seu objetivo. Está guardando dinheiro para uma viagem? Para trocar de carro? É pra sua previdência? Isso vai te dizer se o seu investimento será de curto, médio ou longo prazo. Depois disso, dá pra procurar qual a alternativa de investimento.
  5. Depois de saber o objetivo, entenda mais sobre você. Você é um investidor conservador, moderado ou agressivo? Um investidor agressivo vai apostar mais ações, pra ele não tem tanto problema arriscar. Já o moderado até vai colocar um pouco em ações, mas a parte principal vai ser de baixo risco. E o conservador é aquele cara que ganha menos (provavelmente), mas a graninha dele tá quase 100% segura. Faz esse teste aqui, só pra você ter uma ideia de quem é você na fila do pão investidor. https://www.euqueroinvestir.com/teste-de-perfil-tipo-investidor/
  6. O gerente do banco pode ser um aliado, mas você precisa saber como usá-lo. O ideal não chegar lá sem nenhuma ideia e sair “comprando” tudo o que ele oferecer. O ideal é você pedir para que ele consulte produtos pré-definidos por você. Lembre que ele é um funcionário do banco.
  7. Tenha uma meta razoável. Faça uma conta entre o que você ganha, o quanto você pode guardar e quanto dá isso acumulado ao longo de 2, 3 anos. A partir disso, você já sabe o quanto é possível acumular nesse tempo.
  8. Ao invés de eu ficar aqui tem explicando o que é taxa Selic e outros nomes assim, vou te mostrar esse glossário pra que tu todo dia leia um pouquinho e seja o maioral do din din. http://www.comoinvestir.com.br/glossario/Paginas/default.aspx
  9. Poupança ou tesouro direto? Primeira coisa, a poupança só é uma opção se você tem pouquíssimo dinheiro e pouquíssimo tempo para deixar investido. Somente nessa situação.
  10. O Tesouro Direto já merece uma dica só pra ele. Tesouro direto basicamente é emprestar dinheiro pro governo e ele te devolver com juros. A mesma coisa que você faz quando pede dinheiro emprestado. Você paga o valor que pediu mais o valor dos juros. O tesouro direto é a mesma coisa. E o risco é muito baixo porque a chance do governo quebrar é muito baixa.
  11. Quando a gente fala em tempo, curto, médio e longo prazo, a gente não tá falando em meses. 6 meses nunca é um bom tempo pra deixar o dinheiro investido. O ideal é sempre falar de 3 a 5 anos quando curto, 5 a 10 como médio e mais de 10 anos como longo prazo. Eu sei que assusta pensar nesse tempo todo, mas investimento não é aquele dinheiro que trabalhamos todo dia, é aquele dinheiro que não mexemos, lembra?
  12. E a pergunta mágica para fechar esse textão é: como ficar rico? A resposta é exatamente aquela que você já sabe. Trabalhar bastante, investir na carreira pra ganhar o máximo possível e guardar o máximo possível todo mês. Essa é a fórmula nada mágica.

Era isso, meu povo! Próximo episódio te mostraremos os apps e sites mais legais pra te ajudar a controlar seus gastos e administrar melhor seu dinheiro!

Like what you read? Give Mão de Vaca a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.