Base e Pilares do Scrum

José Marafon
Sep 4, 2018 · 2 min read

Antes de falarmos sobre os Pilares do Scrum devemos ter sua BASE bem solidificada.
Essa Base é composta por: Lean, Melhoria Contínua e Engajamento.

Lean (7 princípios)
Eliminar desperdício: identificar e otimizar processos, artefatos, meios de comunicação e comportamentos que tornam o processo mais moroso, burocrático e custoso (pois não é percebido e muito menos medido) e menos direto, objetivo e “enxuto” como prega a filosofia.

Ampliar conhecimento: gerar e compartilhar conhecimento.

Entregas rápidas: quanto menor o fluxo de trabalho, maior a capacidade de entrega (lembra do Método Kanban?).

Adiar decisões: baseie suas decisões no processo de aprendizado (empírico) e não na famosa “bola de cristal” (preditivo)

Construir qualidade: focar na excelência técnica e simplicidade.

Fortalecer as equipes: Já dizia o 5° princípio do Manifesto Ágil, “Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho”.

Otimizar o todo: focar no conjunto e não no individual. Evitar o famoso: “a minha parte está feita, agora depende de Fulano”.

Melhoria Contínua (PDCA)
De tempos em tempos (no máximo 30 dias, de acordo com as “regras” do método) revise o produto, processo e as pessoas e aprenda com isso. Erre rápido, aprenda rápido e melhore rápido!

Não faça isso só ao final de cada projeto. Faça isso em ciclos curtos! As lições serão aprendidas rapidamente e o plano de ação de melhorias já implementado no projeto em curso.

Muitas empresas possuem dificuldade em entender que o Método Ágil não é milagroso e existe uma curva de aprendizado das equipes (em média de 3 a 4 iterações) e acabam abrindo mão da melhoria contínua e incentivando o bom e velho “go horse”!

Engajamento
Se não temos pessoas engajadas, dispostas a aprender, assumirem suas forças e fraquezas, buscarem por melhoria continua e a saírem do status-quo, não há método ágil que resista.

Com esse conceito presente no ambiente, vamos para os Pilares Scrum: Transparência, Inspeção e Adaptação.

Transparência
Criar um padrão comum para que os envolvidos compartilharem um mesmo entendimento do que está sendo visto (definição comum de “Pronto”).

Inspeção
Inspecionar os artefatos, o progresso e direção para detectar variações.

Adaptação
Se um ou mais aspectos de um processo desviou para fora dos limites aceitáveis, e que o produto resultado será inaceitável, o ajuste deve ser realizado o mais breve possível para minimizar mais desvios.