Brasileiro: autodidata multidisciplinar

Tenho orgulho de ser brasileiro, mas as vezes me me canso de certas características de nosso povo. Todo brasileiro se sente competente para governar o país, escalar a seleção, definir se é impeachment ou golpe e agora a nova moda é ser perito em cálculo de estruturas de concreto. Na cultura do BBB, o povo já achou um culpado ignorando um laudo que levará 30 dias para ficar pronto.

Um conselheiro do CREA-RJ afirmou que pode ter ocorrido erro de projeto. Pronto! O Crea-RJ diz que vai ouvir autores do projeto mas dane-se, o negócio é mandar ver nas redes sociais. Ligar pros amigos engenheiros pra dizer “você viu a burrada de seu colega”? A mídia já divulga infográficos e os brasileiros autodidatas multidisciplinares também!

Infográfico feito por mais um autodidata multidisciplinar

Se a obra de 100 anos estivesse na frente da obra nova e recebesse o primeiro impacto da onda, qual das duas ruiria? Não sei responder. Um acidente como esse, não tem uma causa só e é muito prematuro condenar os engenheiros projetistas como os autodidatas multidisciplinares estão fazendo. Não houve análise da memória de cálculo, da qualidade dos materiais, das inspeções feitas em obra para garantir que o projeto fosse seguido… O fato de haver suspeita de corrupção contra o dono da obra não torna, automaticamente, os funcionários dele desonestos e incompetentes.

Enfim, cuidado com a intolerância. No Brasil de hoje, ou é vermelho ou azul, em tudo. Não há espaço pro verde e pro amarelo! Mais que dinheiro público, houveram vítimas. Tudo deve ser investigado, inclusive o restante das obras contratadas para o projeto olímpico da Rio2016; mas a pressa em apontar culpados pode, no máximo, fazer mais vítimas. Nada trará de volta os que perderam a vida nesta tragédia.