Jovem pergunta sobre o jovem rico

.

- Marcelo, tá aí?

- Tô aqui

- Marcelo, o que tu acha que Jesus quer dizer no Evangelho de hoje? Tipo, eu e tu, por exemplo, não somos riiiicos.

- Estou saindo do banco agora, e fiquei um pouquinho mais pobre. Vamos lá, nossas riquezas, a minha e a sua, não estão depositadas no Santander ou no Banrisul.

Nossas riquezas, são nossos tesouros. E nosso tesouro é onde está o nosso coração. Voltamos a aquela velha questão do apego. Veja a primeira leitura por exemplo. O profeta perde a esposa e não pode viver o seu luto. Nisso, ele experimenta a dor de Deus pelos nossos pecados. Deus que sente dor, Mas continua cuidando de nós, em meio a dor.

A nossa riqueza, às vezes, é um acordar tarde no domingo e passar o dia na cama vendo tv. E aí a gente oferta isso para ir carregar cadeira no Shalom.

Uma outra reflexão importante a se fazer, é comparar a atitude da viúva que deu a única moeda que tinha, com a atitude do jovem rico, Evangelho de hoje. É muito simples olhar e dizer que ela deu tudo, e ele não conseguiu dar nada. Pra quem tem apenas uma moeda, é muito fácil dar essa moeda apesar da falta que ela vai fazer.

Então, sou feliz por ser pobre. Porque o pouco que posso dar, me dói menos!

- Depois de ler mais algumas vezes me veio isso do apego.

- Veja, Jesus fez essa colocação o jovem rico porque conhecia o seu coração e já sabia da resposta negativa.

Pedro, não vendeu a barca porém colocou ela a serviço de Jesus. Pedro seguiu Jesus mas sua casa em Cafarnaum, tornou se casa de Jesus e dos discípulos sempre que ali estavam. Pedro não vendeu tudo e deu aos pobres, mas tudo que ele tinha colocou a serviço do Reino de Deus.

A gente não sabe como se seguiu a vida desse jovem rico. Talvez num outro momento ele tenha se convertido. O Evangelho somente narra aquele primeiro instante, aquela primeira conversa.

Que nosso coração seja aberto aos chamados do Senhor. Rezemos pelas vocações!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.