Quem avisa amigo é
“Irmãos, quero levar-vos todos para o Paraíso!”
No próximo dia 2 de agosto, você vai acessar seus sites católicos preferidos, vai visitar as páginas católicas que ainda não tiverem sido censuradas pelo Facebook, vai receber mensagens de WhatsApp no grupo da sua comunidade dizendo “saiba como receber a indulgência plenária hoje”, e provavelmente vai deixar a graça passar por receber o aviso em cima da hora. Estou falando aqui de uma oportunidade de remissão, diante de Deus, de toda pena temporal devida pelos pecados já perdoados, e o melhor, uma oportunidade decrescer na graça e na amizade com Deus. Então anote aí na sua agenda: 2 agosto é dia do Perdão de Assis.

“Segundo as crônicas da Ordem, no ano de 1216, após passar a noite em profunda oração, São Francisco teve na pequenina igreja da Porciúncula, nas proximidades de Assis, uma visão de Maria Santíssima e de seu divino Filho. Perguntaram-lhe, naquela milagrosa e singular aparição, que favor ele gostaria de pedir. Zeloso pela salvação das almas, Francisco não demorou a responder-lhes: “Que todos quantos, arrependidos e devidamente confessados, vierem visitar esta igrejinha, possam receber a completa remissão de seus pecados”. Jesus então lhe disse: “É grande o que me pedes; mas o concedo de bom grado, sob a condição de que vás pedir tal indulgência ao meu vigário na terra, o Papa”. Francisco foi às pressas ao encontro do Pontífice reinante à época, Honório III, que, apesar das hesitações da Cúria Romana, acabou por aprovar aquele inusitado pedido.”
Esta indulgencia é válida até os nossos dias em cada dia 2 agosto. Basta cumprir as condições usuais — confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Santo Padre — e visitar a pequena igreja da Porciúncula, na Basílica de Santa Maria dos Anjos.
Calma! Para você que, como eu, não condições de se deslocar até a Itália a Igreja concede a mesma indulgência. É só, acrescentar às condições que expliquei acima o seguinte: visitar uma igreja franciscana, um igreja catedral ou a matriz paroquial (sim, a matriz da sua paróquia!!) e, nessa piedosa visita, recitar a Oração Dominical (mais conhecida como Pai Nosso) e o Símbolo dos Apóstolos (o famoso Creio).
Faça sua confissão sacramental, pesquise os horários de missa no dia 2 de agosto e busque essa graça.
