Spotify lança playlist “188” para o mês de prevenção ao suicídio

Para a Organização Mundial de Saúde, o suicídio atualmente é uma das principais causas de morte no mundo inteiro, principalmente entre os jovens. Um suicídio acontece no mundo a cada 40 segundos (No Brasil, a cada 45 minutos, segundo levantamento de 2017, além de ser a quarta causa de morte mais comum no país), quase 800 mil vítimas por ano, e desse total de casos, segundo a OMS, 90% poderiam ser evitados.
O setembro amarelo — campanha que simboliza a prevenção ao suicídio ganha um grande aliado em 2018. Em Julho, ligações para o número 188 se tornaram gratuitas em todo o território brasileiro, apesar da lei que determina a gratuidade do telefonema existir desde 2015.
O Setembro Amarelo começou suas atividades em 2014, em Brasília, pela organização sem fins lucrativos CVV — Centro de Valorização da Vida, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
A gigante do streaming, Spotify, vem cada vez mais promovendo ações no Brasil; e com a cultura das playlists de curadoria servindo como base de divulgação para festivais, eventos e marcas, a divisão da empresa aqui no Brasil acertou em cheio ao lançar a playlist “188” em parceria com o CVV.
A playlist contém muitas músicas que provavelmente você já tenha escutado ao longo da sua vida, mas que talvez não tenha percebido mensagens importantes sobre o tema presente nelas.
“A música pode ajudar na luta contra a depressão e ansiedade, mas não deixe de conversar e dividir com alguém” — Bruno Teloli, curador das playlists do Spotify.
Não tenha medo de falar com alguém quando você se sentir mal, chame alguém que você confia e desabafe sobre os pensamentos ruins, ou se preferir acesse o site www.cvv.org.br , ou ligue 188.
Marcão.
