Image for post
Image for post

Semana passada tivemos um daqueles casos de WhatsApp clonado na SAL. Fora imaginar a dor de cabeça de reaver a conta e explicar pra todo mundo o acontecido, achamos curioso o fato das pessoas que receberam mensagem do tal impostor terem desconfiado logo de cara. Estranharam o ‘graças a Deus’ e o ‘bom dia’ esfuziante. Não que o dono da conta fosse ateu ou antipático (muito pelo contrário ❤), mas “Não era o jeito dele de falar!”, todo mundo repetia. Confusões resolvidas, ficamos aqui com a caraminhola pensando:
– Olha aí um ótimo exemplo de tom de voz na prática!

Pra quem não sabe, tom de voz é o jeito único como uma marca se expressa em voz e escrita.


[Atitudes das Marcas no Setor de Alimentação]

Image for post
Image for post

Pra começar a falar de Alimentação nada melhor do que oferecer uma entrada para você, leitor. Você que tem fome de saber sobre esse tema que anda mexendo com nossos hábitos e tem provocado um gingante impacto nas marcas e negócios que fazem parte dessa cadeia. Nesse texto, um compilado de atitudes que estão mudando o nosso hoje e certamente o futuro da alimentação. Falamos sobre Cultura, Agilidade, Canais, Propósito e entre outros temas.

Um prato cheio servido aqui em 5 porções:


Image for post
Image for post

Desde o primeiro keynote, dizemos que queremos viver num mundo onde só o que é relevante e útil permanece. Aí vem o Covid-19, e coloca a relevância das marcas à prova e a nossa utilidade em questão.

O processo de adaptação traz lições valiosas que devem ser compartilhadas no nosso ecossistema. O jogo virou e ao invés de consultar, nessa ação, passamos a aprender com nossos clientes e parceiros. …


Image for post
Image for post

Essa semana, a Leticia Pettena, nossa sócia, participou de um encontro pra expor os 7 temas que mais chamaram atenção no WebSummit de 2018.

Ela foi ao Summit com os nossos parceiros da Grimpa, Play Capital e PorqueNão e juntos sintetizaram e trouxeram de volta os aprendizados para compartilhar com a equipe e clientes.

Tá aqui um gostinho do que rolou neste encontro:

1. A internet 50/50 e o que fazemos com isso

Neste ano, o número de pessoas conectadas chegou à metade da população mundial. Falamos sobre as vantagens, riscos e maneiras sustentáveis de regular a internet (como por exemplo, do contrato #fortheweb do Tim Berners-Lee)

2. Inteligência Artificial como tendência consolidada

Da ficção cientifica…


A cultura da sua empresa é o seu maior produto. Como construí-la?

Image for post
Image for post
George Becker

Um mantra muito comum na estratégia de marca diz que marcas são construídas “de dentro para fora”. Uma obviedade difícil de ser vista na prática.

Claro que uma cultura forte, vivida no dia a dia, inspira pessoas a criarem mais, atender bem os clientes e defenderem a mesma bandeira da empresa.

Mas de quantas empresas que trabalham sua cultura e marca de forma verdadeiramente integrada você consegue se lembrar?

A realidade empresarial é uma proliferação de conceitos pseudo-diferenciados por suas terminologias.

Na prática só se distinguem pelo local de nascimento (RH ou marketing), pelas manifestações visuais (paredes e salas de reunião dos escritórios coloridos) ou campanhas…


Antes de levantar a bandeira, é preciso conquistar o território.

Image for post
Image for post
Image: Redbubble

A aproximação entre marcas e pautas sociais tem se intensificado nos últimos anos, e a causa LGBTQ+ é uma das preferidas de empresas que querem ser associadas à pluralidade, inovação e impacto.

O território da “diversidade” é simpático, alegre, tem símbolos visualmente atrativos e mobiliza não só as pessoas da comunidade, mas também simpatizantes e instituições.

Os territórios antes vistos como controversos passam a ser “questão de relevância” para certas marcas.

Por ser um evento de comoção nacional, a Parada Gay é um dos momentos mais importantes para marcas que querem se aproximar da causa, já que no período pré-evento é instaurado um clima de…


Se existe algo fascinante nas produções audiovisuais, além de uma bela história a ser contada, é a possibilidade de gerar influência de consumo no espectador. Como por exemplo, a versão de consumo por osmose da Coca Cola. Tal tática ainda é usada pelo SBT nas propagandas “piscantes” da Jequiti.

Atualmente o mercado publicitário tem dado nomes diferentes ao que sempre foi chamado de merchandising. Porém tais ferramentas possuem formas diferentes de conteúdo. São os famosos Branded Content, Branded Entertainment, Product Placement e Merchandising.

Particularmente gosto de todas essas formas, mas ao meu ver a questão está mais na sutileza da…


Boas marcas precisam, inevitavelmente, de bons serviços para conseguirem sobreviver no longo prazo. Apesar de simples, esse conceito é muitas vezes esquecido.

É sobre esse tema que Leticia, nossa sócia, escreveu para a edição impressa do Meio & Mensagem.

Image for post
Image for post

Marcas com Sal

Somos uma consultoria de estratégia criativa que ajuda marcas a (re)encontrarem sua relevância. http://www.marcascomsal.com/

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store