Semana passada tivemos um daqueles casos de WhatsApp clonado na SAL. Fora imaginar a dor de cabeça de reaver a conta e explicar pra todo mundo o acontecido, achamos curioso o fato das pessoas que receberam mensagem do tal impostor terem desconfiado logo de cara. Estranharam o ‘graças a Deus’ e o ‘bom dia’ esfuziante. Não que o dono da conta fosse ateu ou antipático (muito pelo contrário ❤), mas “Não era o jeito dele de falar!”, todo mundo repetia. Confusões resolvidas, ficamos aqui com a caraminhola pensando:
– Olha aí um ótimo exemplo de tom de voz na prática!
…
[Atitudes das Marcas no Setor de Alimentação]
Pra começar a falar de Alimentação nada melhor do que oferecer uma entrada para você, leitor. Você que tem fome de saber sobre esse tema que anda mexendo com nossos hábitos e tem provocado um gingante impacto nas marcas e negócios que fazem parte dessa cadeia. Nesse texto, um compilado de atitudes que estão mudando o nosso hoje e certamente o futuro da alimentação. Falamos sobre Cultura, Agilidade, Canais, Propósito e entre outros temas.
Desde o primeiro keynote, dizemos que queremos viver num mundo onde só o que é relevante e útil permanece. Aí vem o Covid-19, e coloca a relevância das marcas à prova e a nossa utilidade em questão.
O processo de adaptação traz lições valiosas que devem ser compartilhadas no nosso ecossistema. O jogo virou e ao invés de consultar, nessa ação, passamos a aprender com nossos clientes e parceiros. …
Essa semana, a Leticia Pettena, nossa sócia, participou de um encontro pra expor os 7 temas que mais chamaram atenção no WebSummit de 2018.
Ela foi ao Summit com os nossos parceiros da Grimpa, Play Capital e PorqueNão e juntos sintetizaram e trouxeram de volta os aprendizados para compartilhar com a equipe e clientes.
Tá aqui um gostinho do que rolou neste encontro:
Neste ano, o número de pessoas conectadas chegou à metade da população mundial. Falamos sobre as vantagens, riscos e maneiras sustentáveis de regular a internet (como por exemplo, do contrato #fortheweb do Tim Berners-Lee)
Da ficção cientifica…
A cultura da sua empresa é o seu maior produto. Como construí-la?
Um mantra muito comum na estratégia de marca diz que marcas são construídas “de dentro para fora”. Uma obviedade difícil de ser vista na prática.
Claro que uma cultura forte, vivida no dia a dia, inspira pessoas a criarem mais, atender bem os clientes e defenderem a mesma bandeira da empresa.
A realidade empresarial é uma proliferação de conceitos pseudo-diferenciados por suas terminologias.
Na prática só se distinguem pelo local de nascimento (RH ou marketing), pelas manifestações visuais (paredes e salas de reunião dos escritórios coloridos) ou campanhas…
Antes de levantar a bandeira, é preciso conquistar o território.
A aproximação entre marcas e pautas sociais tem se intensificado nos últimos anos, e a causa LGBTQ+ é uma das preferidas de empresas que querem ser associadas à pluralidade, inovação e impacto.
O território da “diversidade” é simpático, alegre, tem símbolos visualmente atrativos e mobiliza não só as pessoas da comunidade, mas também simpatizantes e instituições.
Por ser um evento de comoção nacional, a Parada Gay é um dos momentos mais importantes para marcas que querem se aproximar da causa, já que no período pré-evento é instaurado um clima de…
Se existe algo fascinante nas produções audiovisuais, além de uma bela história a ser contada, é a possibilidade de gerar influência de consumo no espectador. Como por exemplo, a versão de consumo por osmose da Coca Cola. Tal tática ainda é usada pelo SBT nas propagandas “piscantes” da Jequiti.
Atualmente o mercado publicitário tem dado nomes diferentes ao que sempre foi chamado de merchandising. Porém tais ferramentas possuem formas diferentes de conteúdo. São os famosos Branded Content, Branded Entertainment, Product Placement e Merchandising.
Particularmente gosto de todas essas formas, mas ao meu ver a questão está mais na sutileza da…
Somos uma consultoria de estratégia criativa que ajuda marcas a (re)encontrarem sua relevância. http://www.marcascomsal.com/