Efeitos de Iluminação #1

Taí um assunto que rende…

Eu gosto de explicar os efeitos de iluminação como cenários.

É assim, ó: cada circuito (de iluminação) propõe um efeito diferente. Num mesmo ambiente, podemos ter diversas cenas. Cada cena produz uma sensação diferente e, portanto, nos auxilia no uso dos espaços, na ambientação, e influencia no nosso bem estar (nos ajudando a despertar, relaxar, focar e etc).

Mesmo ângulo, mesma casa. Diferentes combinações no circuito de iluminação criam cenas e percepções completamente diferentes dos espaços. Projeto luminotécnico: Studio Ix.

Existe uma fase específica de projeto que se chama luminotecnia. Ela é desenvolvida depois que todos os espaços já foram bem definidos através da aprovação do layout. É um complemento ao projeto arquitetônico. Há escritórios especializados neste tipo de projeto, e ele pode ser desenvolvido por qualquer profissional que tenha conhecimento no assunto (inclusive pelo arquiteto que está desenvolvendo o conceito arquitetônico).

Para além da função prática (trazer luz artificial ao ambiente), podemos utilizar os efeitos de iluminação com a finalidade de criar pontos focais, surpresas e elementos escultóricos.

Caixa Belas Artes. Loja Bontempo. Axis Business Tatuapé. Em comum, o efeito escultórico da iluminação.
Living e Lavabo de uma residência em Atibaia. Projeto meu executado em 2015. No primeiro caso, a iluminação dispensa qualquer decoração na parede e ainda cria uma luz indireta, ideal para conversas íntimas no período noturno. No segundo caso, perceba o efeito dramático e de impacto que se ganha no lavabo. É puro glamour!

Eu acredito que um bom projeto luminotécnico faça toda a diferença num ambiente.

Ah! E também dá prá conseguir efeitos bem bacanas sem tanto quebra-quebra. Falarei um pouco mais sobre isso num próximo texto.

Espero que tenham gostado.