Minha experiência em um curso de Criatividade

Marcela Josuá
4 min readMar 21, 2023

--

O curso ‘Criatividade Sem Bloqueio’ traz 21 atalhos criativos para você desbloquear sua criatividade. Conheça o atalho criativo nº 1.

Desenho de um balão de pensamento com uma lâmpada dentro

Olá! 🙂

Como comentei anteriormente, estou fazendo o curso Criatividade Sem Bloqueio, do Tira do Papel. E é sobre ele que vou falar nesta publicação (ou melhor, escrever). 🐢

Eu conheci o perfil do Tira do papel no Instagram, de forma aleatória. Me encantei com a qualidade do trabalho do Tiago e decidi comprar o curso.

PÁ!💥 Escolha certeira. No curso, Tiago ensina 21 atalhos criativos para gerar ideias fora-da-caixa (sic), além de ter explicações em vídeo sobre cada atalho e atividades para você fazer ao final de cada um.

Esse é o primeiro curso “livre” que fiz desde que migrei para a área de UX. O último curso feito na área foi o de Linguagem Simples, ministrado pela excelente Heloisa Fischer (inclusive, este tema vai ser abordado em uma futura publicação). 😁

Mas, voltando ao assunto dessa publicação… Tiago ensina de forma didática e ilustrativa a como pensar em diferentes formas de transmitir uma mesma informação.

Assim, venho apresentar o atalho criativo #1 e dividir o resultado dele. Se você quiser fazer, também, fique à vontade para compartilhar comigo o seu resultado!

#1 Cenários fictícios e o mundo real

CONCEITO

“E se você simulasse um cenário fictício para refletir sobre o mundo real?”

“Criar situações impossíveis e/ou improváveis pode ser uma forma de refletir sobre nós, nosso mercado e o mundo em que vivemos.”

Depois de explicar o conceito por trás de cada atalho, é a hora de colocar a mão na massa! :)

PASSO A PASSO

  1. Vamos começar criando um mapa mental? Que palavras ao redor do seu mercado, ou do assunto que você quer abordar, ou do tema que está mais presente na sua cabeça nesse momento?

RESPOSTA: Palavras escolhidas: Tecnologia / Experiência do Usuário (UX) / Empatia/ Facilidade / Testes de usabilidade / Experiência / Cidadania / Design Thinking / Linguagem simples / Acessibilidade.

2. Vamos pensar como você poderia transformar um dos elementos que você listou em um cenário fora do comum usando os seguintes “filtros” abaixo?

Inversão: E se você invertesse algo da realidade (e se X funcionasse de forma contrária?)

RESPOSTA: Pensando nas redes sociais e se você só pudesse adicionar ou seguir pessoas que conhece na vida real e realmente admira?

→ Eliminação: E se você eliminasse algo que sempre existiu?

RESPOSTA: E se você pudesse apagar todos os seus rastros na internet? Qual sentimento isso te proporcionaria?

→ Multiplicação e repetição: E se algo limitado fosse infinito (e vice-versa)? E se algo raro se repetisse com frequência?

RESPOSTA: E se o nosso computador nunca desligasse?

→ Financeiro: E se algo gratuito fosse pago (e vice-versa)? E se algo gratuito tivesse mensalidade?

RESPOSTA: E se a Netflix fosse de graça?

→ Opção & regra: E se alguma regra se tornasse opcional (ou vice-versa)? E se só algumas pessoas pudessem escolher?

RESPOSTA: E se apenas as pessoas que trabalham com tecnologia pudessem acessar sites e usar aplicativos?

→ Ordem: E se a gente embaralhasse a ordem em que algo acontece?

RESPOSTA: Minerais como o quartzo e o chumbo fazem parte da composição do PC. E se fosse o PC que fizesse parte desses minerais?

→ Juntar, fundir: E se a gente misturasse duas coisas que raramente (ou nunca) se misturam? Ou só fosse possível fazer X, se você fizesse Y?

RESPOSTA: E se para fazer um anúncio no Instagram você tivesse que doar algo para alguma ONG?

→ Tempo: E se algo fosse acelerado? Ou acontecesse mais devagar? E se fosse possível voltar e avançar no tempo?

RESPOSTA: E se todos os e-mails tivessem que ser escritos em apenas 1 minuto? Quando o cronômetro marcasse 1:00, a mensagem seria enviada automaticamente a todas às pessoas destinatárias…

💡 “Não se preocupa com a viabilidade do que você vai inventar no mundo fictício, ou de pensar de forma lógica. O ponto é criar uma realidade que não existe hoje — ou, que nunca vai existir. Pensar em mudanças improváveis e/ou impossíveis pode gerar curiosidade e reflexão sobre o mundo em que vivemos”.

CONCLUSÃO

Vamos finalizar com abrindo uma conversa sobre o mundo real, depois de simular essa situação? Ou sobre como seria a vida nesse mundo fictício? Ou com uma pergunta? Uma reflexão? Uma conclusão?

RESPOSTA: Como conclusão dessa atividade, vou escolher o último filtro: o do tempo.

Anos 2000. Vamos imaginar a relação de um casal nessa época, em que o e-mail era uma das principais formas de comunicação online.

“Quantos e-mails seriam enviados ao longo de um mês?” “Quantas mensagens escritas no calor do momento de uma briga ou de um desabafo foram enviadas sem querer, querendo?

São muitos assuntos a se pensar e deixo aqui o meu convite para você experimentar este atalho e desbloquear a sua criatividade.

Até mais!

--

--

Marcela Josuá

UX Writer e Content Designer. Uso o Medium para escrever sobre minhas reflexões profissionais e pessoais.