Os desafios do marketing digital

Quando eu entrei na faculdade de jornalismo, há 8 anos, eu não imaginava que hoje eu trabalharia com marketing digital. O marketing evoluiu muito desde então e os canais passaram a ser fonte principal das empresas que querem crescer.

Antes de terminar a faculdade, eu já estava estagiando em agencias e comecei a ver um mundo novo de oportunidades surgir. Tudo de marketing digital é muito novo e todo dia tem uma novidade para testar nas ferramentas ou até mesmo na forma de criar campanhas que impactem o público. Quem dita agora as regras do jogo para o marketing são as pessoas e é preciso estar atento para atingi-las no melhor momento.

Nada do que eu aprendi na minha rotina foi ensinado na faculdade. Eu aprendi tudo através de vídeos na Internet, textos e com pessoas mais experientes que eu nos lugares onde trabalhei. Apesar de termos muita facilidade para estudar esse mercado, é sempre bom fazer um curso voltado totalmente para o que você procura, afinal, nem todas as dicas são fáceis de achar. Então eu descobri o curso de marketing digital da Udacity, uma empresa já conhecida pelos seus cursos de tecnologia. Achei que seria uma ótima oportunidade aprender com os mestres da Google e do Facebook, como estava proposto no material do curso. O conhecimento nunca deve ser finito e é sempre bom aprender mais, principalmente se for algo voltado para sua profissão.

Desde que eu comecei o curso, tenho implementado várias dicas, que eu ainda não conhecia, no meu trabalho e o resultado tem sido incrível. Aumentamos o número de download do nosso aplicativo móvel, aumentamos as vendas do pacote PREMIUM do app e consegui entender melhor algumas estratégias e testes AB das mídias sociais.

O que mais importante no marketing digital é aprender a testar as coisas e metrificar tudo para entender qual é o melhor resultado e por que ele funcionou melhor. Ainda tem muita coisa para aprender com o curso e muita coisa eu havia implementado, mas é sempre bom confirmar que os métodos da empresa estão no caminho certo.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Marcela Picanço’s story.