4 livros indispensáveis para quem quer trabalhar com OKRs

Estamos há algum tempo usando OKRs como o principal framework de definição e acompanhamento de metas na Assertiva. Eu desempenho o papel de Líder de OKR — a pessoa que facilita o processo de adoção do framework agindo como guardião das regras, coach e evangelizador.

Ao longo do tempo eu li centenas de textos em diversas fontes espalhadas pela Internet, mas existem alguns livros que me ajudaram e ainda ajudam em cada fase do processo. Nem todos eles são sobre metas ou OKRs, mas cada um deles facilita na hora de entender as origens, fatiar os problemas, construir hábitos e trabalhar a cultura.

1 — Measure What Matters — Esse é o livro escrito por John Doerr — o cara que levou os OKRs para o Google. Apesar dos exemplos do livro mostrarem coisas que hoje não são tão usuais- como muitas tarefas no lugar do KRs ou o cascateamento de metas — é muito interessante ver como o framework surgiu e entender o processo de pensamento na hora de criar metas — além dos cases do Google, da Fundação Bill e Melinda Gates, do Bono Vox e de outras grandes empresas.

2 — O Poder do Hábito — Esse livro não tem nada a ver com OKRs, mas tem muito a ver com hábitos. Eu acredito que o processo de aculturamento de toda a empresa para adotar o framework OKR e começar a bater metas é muito fundamentado na construção e mudanças de hábitos. Ler esse livro abre muito a mente para pensar em coisas como loop do hábito e o poder das rotinas na hora de construir hábitos ou cultura.

3 — As 4 Disciplinas da Execução — Esse livro é um verdadeiro show sobre como executar estratégias. Muitos dos exemplos de OKRs mostrados no livro Measure What Matters são mais parecidos com o modelo das quatro disciplinas da execução do que com o que conhecemos e usamos hoje como OKRs e isso é muito interessante. Ler esse livro ajuda muito no processo de definir metas ou criar objetivos e KRs intermediários.

4 — A Startup Enxuta — Esse sem dúvida é um livro obrigatório para qualquer pessoa que deseja trabalhar com metas ou frameworks ágeis. A Startup Enxuta ajuda redesenhar todo o pensamento de como fatiar problemas complexos e acelerar toda a estratégia. Ele também mostra como simplificar a criação de produtos, serviços ou mesmo metas e objetivos de modo a escalar em direção a algo mais completo.

Esses são os quatro livros que mais utilizo na hora de pensar em OKRs e aculturamento da empresa para gerar alinhamento e autonomia.

Like what you read? Give Marcelo Araujo a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.