4 PASSOS PARA FAZER UMA TRANSIÇÃO DE CARREIRA

Quando eu comecei minha jornada de transformação pessoal eu estava em busca do meu propósito, isso no início de 2014, e percebi que queria mudar de carreira, só que não fazia ideia de como faria isso e nem o que eu realmente queria para mim.

Se você chegou até aqui provavelmente está passando por isso, e eu sei o quanto é uma situação desafiadora, e por esse motivo resolvi compartilhar contigo algumas técnicas que vão te ajudar a passar por esse período de mudança de forma mais tranquila.

1º passo) Abrir possibilidades

Essa é a hora de brincar com as inúmeras possibilidades: escreva em um papel as possíveis carreiras que misturem suas paixões, seus interesses, talentos, valores e coisas que gostaria de experimentar. Livre-se dos julgamentos e vá escrevendo até encontrar pelo menos 5 profissões diferentes.

Você gosta de entender como as coisas funcionam, gosta de negócios, de pessoas e de dar conselhos e tem uma habilidade de planejamento? Então poderia ser um consultor de Marketing ou um Coach Executivo.

Ou então poderia ser blogueiro de moda, caso goste de escrever, de moda, de aprender coisas novas e de informática.

Ou até quem sabe um Terapeuta Holístico? Caso goste de espiritualidade, empreendedorismo, preze pelo seu bem-estar e queira ajudar as pessoas.

Sempre achou que poderia ser interessante dar aulas de matemática? Então escreva essa ideia.

2º passo) Definir

Depois de abrir o leque de possibilidades e ter novas perspectivas é hora de separar essas carreiras e definir as que parecem que te trariam mais satisfação.

Entenda que é possível fazer tudo, mas não o tempo todo e ao mesmo tempo, por isso escolha uma dessas possibilidades para testar e se dedicar primeiro.

3º passo) Experimentar

Podemos comparar o trabalho com um doce: olhamos na vitrine de uma loja um bolo que parece muito bonito e saboroso, e então ficamos sonhando com ele, imaginando como seria o sabor e se devemos comer ou não.

Não adianta ler tudo sobre aquele doce, perguntar para outras pessoas qual é o sabor, nem ficar imaginando como seria. Só é possível conhecer o sabor e saber se gostamos dele ou não ao comer, ao experimentar. A mesma coisa é com o trabalho, não tem como saber se gostamos se não tivermos alguma experiência real naquilo.

Por isso é tão importante a tentativa de curta duração, para ter alguma experiência real e assim saber se realmente a nova carreira nos preenche.

Então reflita:

  • O que eu preciso fazer para testar essa carreira?
  • Que tipos de experiências de curta duração posso fazer?

Se você é Engenheiro e quiser ser Designer Gráfico pode, por exemplo, fazer um curso pela internet e oferecer serviço como freelancer no seu tempo livre.

Quer ser professor de Matemática? Experimente dar aulas em cursos de reforço escolar para alunos do ensino médio.

Eu fiz o seguinte: enquanto eu continuava com meu escritório de advocacia eu comecei a estudar no meu tempo livre, ao longo de 2014, sobre inovação em negócios, marketing, economia colaborativa, etc, e participei de competições de negócios como o Hackathon e o Startup Weekend, e montei uma Startup com alguns amigos depois dessas experiências.

Você não precisa pedir demissão para começar algo novo. Então se organize e seja criativo para fazer algo sem sacrificar sua atual fonte de renda, que vai garantir que você faça uma transição menos assustadora.

4º passo) Refletir

Lembre-se: trabalho é que nem doce, então depois de comer temos que sentir, refletir sobre nossa experiência, se foi agradável ou não, se correspondeu as suas expectativas.

Algumas boas perguntas que você pode se fazer é:

  • O que eu senti ao realizar esse experimento?
  • Sinto-me realizado?
  • Parecia que não senti o tempo passar?
  • Fiquei entusiasmado?

As vezes criamos tanta expectativa sobre um doce, sendo que a realidade é bem diferente do que imaginamos. Aquilo que parece ser doce pode ser salgado, ou doce demais para nosso paladar. Pode ser que você queria um trabalho mais tranquilo, mas descobriu que ele é tranquilo demais para você, ou queria algo mais dinâmico, só que sua experiência mostrou que na verdade não é bem isso o que você busca, e tá tudo bem! Crie novos experimentos e continue sua busca.

AULA GRATUITA. ONLINE: TURBINE SEU APRENDIZADO (30/06 ÀS 20H) RESERVE SUA VAGA!

Você está pensando em mudar de carreira? Já fez ou está experimentando um novo caminho profissional? Conta aqui em baixo como está sendo isso pra você =)

Like what you read? Give Marcelo Barcelos a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.