mudar de lugar, mudar de escrita

Escrever, com o tempo, prática e mais tempo, tende a oferecer alguns traços marcantes, criar um estilo, lugares comuns, são fruto de experiência e prática. Fugir desses lugares é muito bom pra se produzir coisas novas. Exercícios, provocações, novas referências e emoções, alteram essa escrita.

Mudar de ambiente talvez seja a forma mais simples de alterar o sentido da escrita, não só palavras ou formas. Essência.

Criar hábitos é difícil. Quebrar também.

Acordar, tomar café, pegar o busão, ler no busão, chegar no trampo, escrever alguma coisa enquanto não começa, trampar, almoçar, escrever um pouco no almoço, voltar pro trampo,buso, escrever em casa de noite, na madruga. Acordar e escrever. O tempo é alterado.

escrever sobre locais, pessoas e cotidiano é isso. dizer o mesmo com outro jeito. outras palavras. escreve-se o que lê, nas ruas, nos livros, nos ambientes. Por mais inesgotáveis os assuntos de um lugar, estado, assunto, mudar é desafiante.

Viajar é incrível nesse ponto. Ainda mais se for só. Fica cheio. O novo invade, tudo é massa, tudo é quente.

Sentar embaixo de um coqueiro de um quintal também, cheirar as rosas , escrever em local público, no metrô, na sala da sua tia, no quarto do primo, te levam pra outros lugares.

Escrever o novo, de um lugar novo, é uma aventura e pode trazer coisas surpreendentes.

)

Marcelo Da Silva Antunes

Written by

Escritor e poeta, autor dos livros VIVA VACA e SP:Sem Patuá (editora Patuá) e Outros Corte (Selo Borboleta Azul)

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade