mudar de lugar, mudar de escrita
Escrever, com o tempo, prática e mais tempo, tende a oferecer alguns traços marcantes, criar um estilo, lugares comuns, são fruto de experiência e prática. Fugir desses lugares é muito bom pra se produzir coisas novas. Exercícios, provocações, novas referências e emoções, alteram essa escrita.
Mudar de ambiente talvez seja a forma mais simples de alterar o sentido da escrita, não só palavras ou formas. Essência.
Criar hábitos é difícil. Quebrar também.
Acordar, tomar café, pegar o busão, ler no busão, chegar no trampo, escrever alguma coisa enquanto não começa, trampar, almoçar, escrever um pouco no almoço, voltar pro trampo,buso, escrever em casa de noite, na madruga. Acordar e escrever. O tempo é alterado.
escrever sobre locais, pessoas e cotidiano é isso. dizer o mesmo com outro jeito. outras palavras. escreve-se o que lê, nas ruas, nos livros, nos ambientes. Por mais inesgotáveis os assuntos de um lugar, estado, assunto, mudar é desafiante.
Viajar é incrível nesse ponto. Ainda mais se for só. Fica cheio. O novo invade, tudo é massa, tudo é quente.
Sentar embaixo de um coqueiro de um quintal também, cheirar as rosas , escrever em local público, no metrô, na sala da sua tia, no quarto do primo, te levam pra outros lugares.
Escrever o novo, de um lugar novo, é uma aventura e pode trazer coisas surpreendentes.
