Por que você deve ler biografias..

Um dia desses eu parei para pensar o por que de eu gostar tanto de livros de biografia. Toda vez que eu vou em uma livraria ou sebo, é a mesma coisa: “ — Boa tarde, onde fica a sessão de biografias?”
Já li mais de 20 biografias e de estilos variados: esportistas, artistas, designers, empresários, empreendedores e etc.
Definitivamente esta é a categoria de livros que eu mais gosto de ler. Mas por que?
Depois de pensar um pouco, cheguei a seguinte conclusão.

A Trajetória da pessoa

É muito bacana você saber que a Nike existe, que fatura bilhões e é uma das marcas mais conhecida no planeta. Sim, é muito legal.
Mas como que ela se tornou essa gigante? Quem começou a dar os primeiros passos? Será que foi fácil o caminho?
Eu gosto muito, muito mesmo, de conhecer mais a fundo a história das pessoas. De onde vieram, o que sofreram e como deram a volta por cima para conquistar seus sonhos. E mais importante, suas características e personalidade.
Acho que isso nos aproxima mais das pessoas que admiramos. Eles poderiam ser: Steve Jobs, o Gênio. Phil Knight, o Invencível. E Richard Branson, o Excêntrico. Mas não.

Quando você lê sobre a vida e a trajetória dessas pessoas, você percebe que a diferença é que elas não pararam de perseguir, mesmo com inúmeros obstáculos, o seu sonho.

O legado que cada livro deixa em você é muito interessante.

Pelos ensinamentos que adquirimos

Outro ponto que eu gosto muito em biografias, é como ela passa aprendizados e lições de maneira suave e completamente envolvente.
Quando um aspecto é tratado como nos livros técnicos, o assunto não fica tão interessante como tratado em uma história real.
Eu uma entrevista que fiz, me perguntaram qual o melhor livro que eu já li. Eu sempre vou responder: Steve Jobs de Walter Isaacson. Foi nesta biografia que eu entendi o poder da inovação e desde então isso ficou enraizado em mim. Eu sei os conceitos e os benefícios de inovação, mas quando você lê sobre o impacto que o iPod teve na vida das pessoas, e o que uma inovação pode causar no mercado. É incrível quando vemos isto na prática, acontecendo.
Além de ensinamentos mercadológicos, ficam também as lições comportamentais e decisórias das pessoas. As vezes você está enfrentando um problema e, sem querer, lembra daquela mesma situação que o Fulano passou e como ele conseguiu lidar.

São turbinas poderosas para a motivação

As biografias me motivam bastante a seguir o meu caminho que escolhi trilhar e acho que me ajudou a definir conceitos importantes.
Quando estou baqueado ou enfrentando uma barra muito pesada, puxo da memória situações e problemas dez vezes piores que esse e me lembro que eles, meus heróis, conseguiram passar por tudo, independente do que fosse.
Então se eles conseguiram, por que eu não vou conseguir também?

Muitas coias dão errado e muitas coisas saem dos trilhos. E a diferença de nós para eles, é que eles não descansaram até que o trem chegasse ao seu destino, independente de quantos trilhos eles tivessem que arrumar!

Para finalizar, existem correntes que dizem que as biografias são romantizadas, tem uma pitada de mentira. Então fica aqui o meu conselho: Eu NUNCA peguei uma biografia para ler tendo alguma desconfiança sobre o conteúdo da obra. Se você está se disponibilizando para ler, leve a sério.

Obrigado pela companhia! :) E se este artigo foi útil para você, clique no coração verde para que atinja mais pessoas e compartilhe este conteúdo.


Estou também nas redes sociais.. vem comigo e fique por dentro dos conteúdos!
Twitter | Facebook | Instagram