Entrevista de Paulo Guedes, assessor de economia do candidato do PSL, Jair Bolsonaro à Globo News.

Economista Paulo Guedes | Realizou a sua graduação na Faculdade de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais e realizou o seu mestrado na Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 1977 obteve um mestrado na Universidade de Chicago e em 1979 um Ph.D pela mesma instituição, que é considerada uma referência do pensamento economico liberal.

É surreal o nível de liberalismo e de pensamento livre do Paulo Guedes e não se vê em mais nenhum dos prosidenciáveis tanta coragem.

Miriam Leitão, reporter da Globo News, abriu o programa com uma pegadinha, capciosa em um país de DNA estatista: “Você privatizaria até a Petrobras?”.

E tomou como resposta do Paulo Guedes:

“Tudo! Tudo! Tudo, tudo, tudo! Todas as estatais, os 700 bilhões de imóveis do estado, desvincular tudo, desvincular todas as despesas com educação, saúde, cobrar corretamente cada concessão do país”.

Em seguida, defendeu o federalismo:

“Cada estado é um país europeu. Dê autonomia”.

Concluindo, encerrou a primeira pergunta:

“Vocês não podem achar normal a dinâmica atual do pais. Não existe salvador da pátria, mais Brasil menos Brasília. Isso é uma construção coletiva, da reunião do mercado. O Fernando Henrique pagou 40bi ao ano pra Faria Lima, o Lula só percebeu que era mais fácil se reeleger pagando 10bi pra quem é mais pobre”.

Ícaro C.