Suzy, Led Zeppelin e Eu

Imagem site Ideal Edições

Romances que trazem elementos da cultura pop como tema são sempre bem interessantes de se ler. Ainda mais quando falam de ícones da arte que têm a nossa simpatia. O livro Suzy, Led Zeppelin e Eu, do escritor escocês Martin Millar, é bem este caso.

A história é a seguinte: Martin conta para sua amiga Manx acontecimentos de sua vida na época em que o Led Zeppelin fez um show em Glasgow, em 1972, quando o protagonista tinha 15 anos.

Apesar dos anos de distância e de uma (pseudo) maturidade, algumas lembranças do passado ainda estão bem presentes na mente de Martin. A adolescência, ele relata à amiga, foi muito marcada por duas questões: de um lado a paixão pela banda de Robert Plant e Jimmy Page, do outro a paixão por Suzy, a garota bonita da escola e namorada do cara mais popular do pedaço, Zed. Isso é bem de história padrão teenager, porém Zed não fazia o tipo capitão do time do colégio, mas sim um sujeito legal que também gostava de Led Zeppelin.

Em meio à espera pelo show, Martin vivia entre a ansiedade por ter um relacionamento amoroso e as fantasias inocentes de criança, que continham dragões, fadas e outros seres, criadas por ele e pelo seu melhor amigo Greg. Esse último também apaixonado por Suzy.

No início da narrativa, Martin alerta que nenhum capítulo do livro é maior que algumas centenas de palavras. Frases e parágrafos curtos e uma linguagem de adolescente dão ritmo ao romance e levam o leitor para o universo do personagem principal. Aliás, esse jeito de falar é justamente uma contradição do texto, pois o protagonista fala como um teenager, apesar de já ter chegado à meia-idade (a conversa com Manx acontece lá pelo anos 1990). Mas, tirando essa “falha técnica” até certo ponto irrelevante, a história contada por Martin é bem divertida de acompanhar.

Para quem curte Led Zeppelin, o setlist do show está descrito no livro. Fiz uma pesquisa na web e encontrei no site da banda algumas informações sobre o evento, ocorrido em 4 de dezembro de 1972. Tem até a imagem do ingresso do show.

Título: Suzy, Led Zeppelin e Eu
Autor: Martin Millar
Páginas: 176
Ano: 2015

Leia um trecho:


One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.