Aprenda a lidar com seus problemas

Todos nós temos, mas quase ninguém sabe como enfrentá-los

Existe algo que todos fazemos que tem me deixando inquieto. Já li e ouvi muitos dizerem sobre narcisismo e como tal comportamento tem sido tão comum nos dias de hoje, mas eu nunca levei isso a sério. Nunca levei porque nunca houve tanta solidariedade, nunca houve tanto progresso como tem acontecido atualmente no que se refere à qualidade de vida das pessoas pelo mundo. São bilhões de dólares em doações acontecendo a todo o momento, algo surpreendente.

Mesmo assim quis entender essa ideia de uma sociedade narcisista. Decidi procurar por evidências que sustentassem essa teoria no meu próprio dia-a-dia. Porque se o problema é tão grande assim, ele precisa ter um início.

A resposta que eu procurava não me exigiu dias, semanas ou meses. Cerca de 5 minutos depois de começar minha busca, estava conversando com um amigo pela internet e o diálogo começou da seguinte forma:

-Oi, tudo bem?
-Claro, estou ótimo!

Era isso. A resposta estava ali, em dizer que “tudo estava bem”.

Nós sempre dizemos a mesma coisa. A preocupação em transmitir o estado de felicidade e de uma vida perfeita a todo o momento se transformou em instinto, em algo mecânico.

Não. Pessoas reais tem problemas. Então, qual o seu problema?

  • Preso em um relacionamento ruim?
  • Enfrentando depressão (clique e leia meu texto sobre depressão)?
  • Preso em um círculo de mentiras?
  • Não consegue terminar nada?
  • Viciado em drogas? Pornografia? Jogos? Sexo?
  • Não consegue parar de reclamar?
  • Odeia a tudo e a todos?
  • Não conversa mais com seus pais?
  • Procrastinação, talvez?

Quer ouvir um segredo? Todos temos problemas. Por exemplo, tenho dificuldade em criar novas amizades. É algo que para mim demanda tempo, muito tempo. Não tenho iniciativa nenhuma para conhecer pessoas novas. Não sou perfeito, preciso consertar esse tipo de coisa.

O grande problema é que a maioria das pessoas não faz nada sobre seus problemas. Sabe o que vai acontecer se você não fizer nada?

Seus problemas nunca irão embora

Assim como você também deve saber de alguém assim, conheço várias pessoas que falam sobre problemas em seus relacionamentos amorosos. Em muitos casos, nada fazem para resolver os conflitos. Muitas vezes, a falta de atitude pode não só deteriorar esse relacionamento, mas ele também pode chegar a um final. Tudo isso por conta de um comportamento passivo diante da situação.

Fins de relacionamento podem abrir cicatrizes que se mantém abertas por meses, às vezes por anos. E então você espera. Vive miseravelmente, dorme miseravelmente e o tempo passa. Algo mudou? Claro que não.

Se alguma adversidade o atormenta, não é o fim do mundo. Por mais cruel que a vida seja o mundo não para de girar por causa de você. Chorar e reclamar é perfeitamente aceitável, mas não para sempre. Isso não traz soluções.

Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo.
Mark Twain

Não arranje desculpas

Não estou aqui para piorar sua situação. Também não é minha intenção dizer que é fácil. Se realmente quer seus pesadelos longe, precisa agir diferente. Adote um novo ponto de vista. Você não pode passar por isto pensando do mesmo jeito que pensava antes.

Caso contrário, sempre se verá como desamparado. Até porque se soubesse como resolver seus problemas, já o teria feito. Não é verdade? Mas acontece que você não sabe, então dê o primeiro passo: Admita o transtorno da sua vida e que você não consegue resolvê-lo.

Difícil, não é mesmo? Mas é possível. Esforce-se.

Faça algo, porque algo é melhor do que nada. A maioria das pessoas não faz nada. Não esteja entre a maioria. Seja maior do que isso. Você é maior do que isso.

Não importa o quanto eu escreva, não importa quantas soluções eu dê aqui. Não existem atalhos, muito menos fórmulas. É você quem resolve seu problema, não eu, nem ninguém. Mas uma coisa eu posso te dizer e isso sim faz parte da solução para qualquer um de seus problemas:

Seja maior do que seus problemas, porque só temos medo daquilo que é maior do que nós

Se gostou do texto, clique no 💚 e me siga no medium.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Marcelo Medeiros de Lima’s story.