13 Livros que me ajudam a liderar uma empresa com mais de 1000 funcionários

Sempre gostei de ler. Desde muito jovem, sempre mergulhei nos livros para aprender mais sobre os assuntos que me fascinavam. Eu acredito que ler nos ajuda a absorver um pouquinho do conhecimento de mentes brilhantes, evoluir e também a trazer novidades para a Precon Engenharia. Nós temos uma cultura forte e valorizamos o aprendizado. Por isso, quando me deparei com este post do Gustavo Caetano, CEO da SambaTech, pensei em compartilhar alguns dos meus livros favoritos por aqui também. Espero que vocês gostem 😉

Organizações Exponenciais — Salim Ismail

É impressionante ver gigantes como Uber, Google, Facebook e AirBnb crescendo e se tornando empresas bilionárias em poucas décadas (em alguns casos anos). Esse livro é fantástico por isso. Ele mostra como uma sociedade cada vez mais conectada, com cada vez maior poder de computação e produzindo cada vez mais informação é capaz de gerar crescimento exponencial nas novas empresas. Muitas lições legais sobre Big Data, novas tecnologias e modelos práticos de crescimento estão aqui. Confira um resumo do livro aqui.

Predictable Revenue: — Aaron Ross & Mary Lou Tyler

Eu gosto muito de estudar e aprender sobre vendas. Sei que tocar uma área comercial é empolgante e também desafiador. Por isso, quando conheci este livro fiquei fascinado. Ele conta a história de como um cara revolucionou o processo de vendas da Salesforce e foi capaz de gerar mais de 100 milhões em receitas com um método inovador e relevante. Confira um resumo do livro aqui.

Abundância — por Peter H. Diamandis:

Esse é um livro muito bacana para quem quer entender como o jogo está mudando potencializado pelas novas tecnologias. Inteligência artificial, robôs, biologia sintética, coisas inacreditáveis estão se tornando possíveis e é preciso estar atento a estas mudanças se você quer construir uma empresa inovadora. A boa notícia é que o mundo tende a mudar para melhor. Em tempos de crise, precisamos de uma mentalidade de abundância.

Start with Why — Simon Sinek

Uma empresa, tem que ter cultura. Acreditamos muito nisso na Precon. Neste clássico, Simon Sinek ensina sobre liderança, propósito e como engajar as pessoas para que elas consigam se superar e se realizar entendendo seu verdadeiro por quê.

Poder — Jeffrey Pfeffer

Muitos livros sobre o mundo corporativo romantizam a responsabilidade e o papel do líder. Este não é o caso deste livro. Ele conta histórias e detalhes extremamente relevantes e práticos para quem busca uma carreira promissora. O poder, desmistificado, pode ser usado para o bem. Altamente recomendado!

Dobre seus Lucros — Bob Fifer

Todo empresário busca crescer sua empresa, aumentando seu faturamento e seus lucros para ser capaz de atrair e reter os melhores talentos. Esse livro fácil de ler traz boas ideias para potencializar o dinamismo da sua empresa e assim crescer mais! Coisas que sabemos ser importantes mas que às vezes é preciso que sejamos lembrados.

A Revolta de Atlas — Ayn Rand

Esse é um livro de literatura que recomendo para qualquer empreendedor. Entender o cenário político é importante e precisamos atuar com conhecimento para fazer diferença. O livro mostra uma distopia, o contrário de uma utopia, onde o estado toma o papel central da sociedade e barra o empreendedorismo. Você já deve estar imaginando o resultado disso.

A Meta — Eliyahu M. Goldratt e Jeff Coxx

Esse livro é uma leitura fácil, simples, mas que nos ensina a importância da mensuração, da meta e do processo. Ele conta uma história de uma empresa que tem desafios como outra qualquer e as pessoas aos poucos vão descobrindo como resolvê-los. Quer escalar sua empresa? Dê esse livro para o seu time, ele traz bons exemplos práticos da teoria dos gargalos.

Foras de Série & Davi e Golias — Malcolm Gladwell

Gosto muito do Gladwell. Ele conta histórias poderosas e lições bacanas, aprendidas analisando histórias como o anão contra o gigante ou as grandes histórias de sucesso como a de Bill Gates e Steve Jobs. Veja os resumos aqui e aqui.

O Código do Talento — Daniel Coyle

Esse livro conta boas histórias sobre como o talento nasce e se desenvolve. O talento se baseia em 3 elementos que quando trabalhados juntos, eles ajudam a desenvolver o potencial das pessoas. Com a dose correta de prática, motivação e orientação é possível vencer. E o empreendedor nunca pode subestimar sua principal matéria prima, o talento de sua equipe.

O Príncipe — Maquiavel

Esse livro é um clássico. Nele, Maquiavel nos ensina os fundamentos do pensamento estratégico através da história. O livro é polêmico, mas é uma obra que deve ser conhecida por todos.

Ideias que Colam — Chip Heath

Já se perguntou porquê aquele seu amigo marketeiro consegue vender suas ideias com clareza? Esse livro, escrito pelos irmãos Heath conta um pouco sobre como as ideias colam e como comunicar suas ideias mais efetivamente. Essencial para qualquer um que trabalha com marketing e vendas. Importante para quem quer apresentar projetos, idéias, defender seu ponto de vista. Veja um resumo aqui.

Revisitando os clássicos:

Conversando com meu amigo Diego Gomes, trocamos muitas figurinhas sobre livros. Ele me contou sobre um projeto pessoal dele chamado 12 Minutos onde ele sumariza títulos clássicos de negócios em um formato fácil de digerir. Estou usando e gostei muito, por isso linkei alguns dos títulos acima para os resumos no site!

Boas leituras,

*Marcelo Miranda é o CEO da Precon Engenharia, empresa líder regional no mercado de pré-fabricados de concreto e referência na incorporação imobiliária industrializada e sustentável. Em 2016 Marcelo fez parte da lista dos 10 CEOs de destaque do Brasil com menos de 40 anos pela Revista Forbes. Foi eleito um dos CEOs DO FUTURO, pela revista Vocês/a, Korn Ferry International e a FIA-USP. Em 2015, foi eleito Executivo do Ano pela Revista Encontro. É Engenheiro Civil formado pela UFMG, com MBA em Stanford e cursos de especialização em Harvard, Columbia e Singularity University. Marcelo é um executivo e empreendedor com um forte perfil de liderança e compromisso na criação de inovações que levam ao desenvolvimento sustentável.