Foco e produtividade com Pomodoro

Seja no trabalho ou nos estudos, foco é tudo. Na era da multitarefa, o que não falta é distração.

Foi pensando nisso que Francesco Cirillo criou a técnica Pomodoro (The Pomodoro Technique) utilizando um timer de cozinha.

A técnica Pomodoro consiste em utilizar seu tempo de forma otimizada, destinando esse tempo apenas para a atividade a ser realizada, sem perda de foco.

Como funciona?

Um Pomodoro é um ciclo de 25 minutos onde você não pode fazer nada além da tarefa planejada, sem “paradinhas” para pegar um café ou atender o telefone. Caso lembre de algo que precise fazer, anote em um post-it ou um bloco de notas, mas não interrompa o Pomodoro.

Após o término dos 25 minutos, você estará liberado para beber água, fazer um lanche ou relaxar a mente durante 5 minutos. Terminada a pausa, inicie outro Pomodoro.

A cada 4 Pomodoros, faça uma pausa de 30 minutos.

Dicas importantes:

  • Anote a quantidade de Pomodoros que você gastou para concluir uma tarefa, pois assim você saberá o tempo médio gasto para tal e conseguirá tirar maior proveito da técnica.
  • Não utilize seu descanso (5 minutos) para engajar em outra tarefa.
  • Utilize a técnica para estudo ou atividades profissionais.
  • Não deixe nada ou ninguém interromper seu Pomodoro.
  • Pomodoros são indivisíveis, ou seja, é preciso completar o ciclo de 25 minutos sempre.
  • Caso a tarefa seja concluída antes de fechar os 25 minutos, aproveite o tempo para responder e-mails ou planejar sua próxima atividade.

Separei algumas ferramentas para ajudar no controle do tempo:

Quer saber mais sobre a técnica? http://pomodorotechnique.com/