Vida: o ato de equilíbrio do segurar e deixar ir

Eu tenho uma amiga que está envolvida em um relacionamento de longo prazo, muito tóxico. Ela está mantendo esse relacionamento porque ela quer ser corajosa e resistente. Um dia desses, com lágrimas nos olhos, ela me disse: “Desistir não é uma opção”, algo que muitos de nós concordamos. E eu entendo o sentimento. Mas quando seguramos algo que fere continuamente a nossa saúde e felicidade, temos de olhar atentamente para o porquê de estarmos escolhendo permanecer onde estamos.

A vida é um ato de equilíbrio do segurar e deixar ir — do permanecer e seguir em frente. Nós nos esforçamos para fazer as escolhas certas, mas como é que vamos saber quando é realmente hora de seguir em frente com nossas vidas?

Relacionamentos, empregos e até mesmo as cidades em que vivemos podem ter datas de expiração. Às vezes mantemos o que não está funcionando por causa do medo de que não seremos capazes de adaptar-se às mudanças necessárias. E assim, o resultado é sempre o mesmo: mais dor, imensa frustração e arrependimento duradouro.

Para evitar o acúmulo tóxico de ficar em situações que não lhe servem mais, vale a pena analisar quando os seguintes sinais aparecem e mudar o que precisa ser mudado:

  1. Quando as suas dúvidas estão forçando você a resolver a situação.

Só porque você está com medo, não significa que você está em perigo. Só porque você se sente sozinho, não significa que ninguém te ama. Só porque você acha que você pode falhar, não significa que você vai. Olhe para além de suas dúvidas e continue procurando a verdade. Apesar de enfrentar lutas, nunca desista de si mesmo. Você é mais corajoso do que você acredita, mais forte do que parece, mais inteligente do que você pensa, e duas vezes tão capaz quanto você jamais imaginou.

2. Quando você está preso no passado.

Nunca deixe seu passado ditar quem você é hoje, mas deixe-o ser parte de quem você se tornará amanhã. Sem arrependimentos. Sem olhar para trás. Apenas agarre a vida e siga em frente. Nós não temos nenhuma maneira de saber o que está adiante, mas é isso que torna a viagem ainda mais emocionante — é o que torna a vida digna de ser vivida.

3. Quando tudo que você faz é baseado em expectativas dos outros.

Você merece ser feliz. Você merece viver uma vida na qual está animado, com uma expectativa positiva. Não deixe que as opiniões dos outros façam você esquecer isso. Você não está neste mundo para viver de acordo com as expectativas dos outros, tão pouco para sentir que os outros estão aqui para viver de acordo com suas expectativas. Na verdade, quanto mais você aprovar suas próprias decisões na vida, menos aprovação você precisará dos outros.

4. Quando rancores e ressentimentos estão brincando com suas emoções.

Ressentimentos são para aqueles que insistem acreditar que eles estão devendo alguma coisa. Perdão, por outro lado, é para aqueles que estão confiantes o suficiente para caminharem com seus próprios pés e seguir em frente. A fim de seguir em frente, você deve saber por que você se sentiu da maneira como se sentiu, e por que você não precisa mais se sentir assim. Trata-se de aceitar o passado completamente, permitindo-o ser, e empurrar o seu espírito para a frente com boas intenções. Nada fortalece sua capacidade de curar e crescer tanto quanto o seu amor e perdão.

5. Quando você está se apoiando em alguém que não quer ficar.

Há certas pessoas que não são destinadas a encaixar na sua vida, não importa o quanto você queira isso. E os únicos verdadeiramente dignos de seu amor são aqueles que estão com você através dos tempos difíceis e riem com você depois que os tempos difíceis passam. Talvez um final feliz não inclua qualquer outra pessoa agora. Talvez seja apenas você, em sua cidade, em seu próprio país, recolhendo os pedaços e começando novamente, libertando-se para algo melhor no futuro. Talvez o final feliz é simplesmente deixar ir e dar um passo ousado para frente.

E novamente, se você está lutando com tudo isso, saiba que você não está sozinho. Muitos de nós estamos ali com você, trabalhando duro para nos sentir melhor, pensar mais claramente, e obter nossas vidas de volta nos trilhos.

‪#‎ProbatumEst‬