Lucro Ruim — Por Que as Empresas Insistem Neles ?

Todas as empresas gostam de lucros, mas e o lucro ruim? O lucro ruim é aquele obtido à custa do relacionamento com o cliente. Como quando uma empresa mantém o preço mas diminui o nível de seu serviço, aumenta o preço sem aumentar o nível de serviço ou cobra dos clientes por coisas que os mesmos não deveriam ser cobrados, algumas vezes de forma desleal ou enganosa. Em essência eles podem significar desastre um para sua empresa no longo prazo.

Alguns exemplos de lucro ruim:

  • Quando uma locadora de automóvel nos cobra uma multa por minutos de atraso ou taxas de combustível abusiva, ela tem um lucro ruim.
  • Quando um supermercado nos cobra pela sacola onde vamos levar as comprar que realizamos lá, o lucro desta venda é ruim.
  • Quando uma companhia aérea cobra o despacho de uma mala, ganha um lucro ruim.
  • As “famosas” taxas de abertura de crédito que algumas empresas cobram é um lucro ruim para elas.
  • Quando uma empresa coloca dificuldades no cancelamento de um serviço ou na devolução de um produto, ela tem um lucro ruim.

E os exemplos não param por aqui.

Certamente todas as empresa que trabalham com lucros ruins terão dois ganhos com isso: mais dinheiro em caixa e clientes infiéis e detratores.

Marcelo V. P de Toledo — é sócio da 3.0 Inteligência & Marketing e professor nas áreas de Marketing e Comunicação na Escola Superior de Propaganda e Marketing — ESPM e Business School São Paulo — BSP.