Quer que te conheçam? Crie sua logo! ❤

Connected Workers
5 min readJul 30, 2017

--

Nos últimos dois anos, facilitação é uma das competências que venho investido bastante na minha jornada profissional e venho me tornado referência nisso. Esse investimento não é um trabalho sozinho, é um trabalho de trocas, afinal você também deve possuir suas referências e é importante tê-las.

A Mayra Rodrigues de Souza, minha referência de facilitação, e desde que a conheci, sempre foi uma parceira e sempre fez questão de trocar e ajudar. Obrigada Mayra Rodrigues de Souza, gratidão sempre! ❤ E em uma de minhas facilitações, pedi a sua ajuda! Então, ela me apresentou uma dinâmica de team building rápida e prática chamada MINHA LOGO. Não sabemos quem é o autor dessa dinâmica, então os créditos eu dou para quem me apresentou! :D

Essa dinâmica tem o objetivo de fazer as pessoas se conhecerem, através de um mapa pessoal. Segundo Jurgen Appelo o mapa pessoal é um ótimo exercício para uma melhor compreensão das pessoas e capturar o que você conhece sobre elas.

No meu entendimento cada um de nós precisa se conectar verdadeiramente com as nossas equipes, construindo empatia, aumentando a colaboração, o não julgamento e a compreensão. Segundo Jurgen Appelo as pessoas devem se aproximar do trabalho dos outros para entender melhor o que está acontecendo, diminuir a distância de si para outros para ajudar a aumentar a comunicação e a criatividade. Muitas vezes trabalhamos um ao lado do outro, mas na verdade não nos conhecemos. Aprender um pouco sobre a história de vida de alguém e até a vida privada pode percorrer um longo caminho na criação de empatia.

A dinâmica MINHA LOGO é dividida em um círculo no centro e 4 quadrantes:

  • Sua Logo (centro);
  • Sua jornada (quadrante 1);
  • Algo que faz você feliz (quadrante 2);
  • Algo que você faz bem (quadrante 3);
  • Algo que você está aprendendo (quadrante 4).
Sketch da MINHA LOGO by Marcely Santos

Já facilitei algumas vezes essa dinâmica, no meu time, em clientes, em workshops e em times que recebi o convite para facilitar uma dinâmica de team building no início de projeto, por exemplo. Venho percebendo que ela é uma boa opção para os times se conhecerem. É sempre muito sorriso no rosto, sentimentos e surpresas! Ao aplicá-la, gosto de sempre perguntar como as pessoas estão se sentido, em uma palavra, para aquele momento de prática, como check-in. E ao final da dinâmica como estão se sentindo, também em uma palavra, como check-out. Como todas dinâmicas, ela pode ser adaptada e usada em outros momentos do projeto. Minha prática de rodá-la é de 1 (uma) hora, mas o importante nesse momento de facilitação é perceber como as pessoas estão para aquele momento, e as vezes a coisa tá tão boa, o ambiente tá tão seguro, você construiu o flow perfeito e ficou tão lindo que deixa fluir! ❤

Fotos da aplicação da dinâmica MINHA LOGO na ThoughtWorks

Outra coisa muito legal que venho estimulando as pessoas a fazerem ao aplicar essa dinâmica é exercitar o pensamento visual ou visual thinking. Segundo Bresciani (2016)o visual thinking é uma técnica para representar graficamente as idéias. No entanto, você escolhe representar essas idéias — por mapas mentais, esboços, webs ou conceitos — os métodos de pensamento visual ajudam a memória, a organização de idéias e o planejamento geral.

Fotos da aplicação da dinâmica MINHA LOGO na ThoughtWorks

Mas a primeira observação que as pessoas fazem ao pedir para elas desenharem é que não sabem desenhar. E eu também pensava assim, mas meu guru do visual thinking, João Reis disse que todos nós sabemos. \o/ Eu acreditei e estou exercitando isso. Então tente também!

Fotos da aplicação da dinâmica MINHA LOGO na ThoughtWorks
Fotos do Workshop "O QUE A GESTÃO PODE FAZER PARA TE AJUDAR A REALIZAR O SEU MELHOR TRABALHO?" no Scrum Gathering Rio 2017 pareando com Tadeu Marinho

Referências:

Bresciani, A. A Simple Guide to Sketchnoting. How to Use Visual Thinking in Daily Life to improve Communication & Problem Solving, 2016.

Appelo, J. Management 3.0 Practice: Personal Maps. Disponível em: https://management30.com/practice/personal-maps/. Acesso em: 30 de julho de 2017.

--

--

Connected Workers

Consultoria especializada em desenvolver pessoas e organizações com serviços focados transformação digital/ ágil, treinamentos e coaching. Por Marcely Santos