Um presente que ganhei: Scrum Gathering Rio 2017

Eu sempre acho que convite de última hora é mais divertido e tem mais emoção! ❤ E foi assim que eu fui participar de um dos eventos mais fuderosos que já estive. O scrum Gathering Rio 2017 foi absolutamente fantástico. É perfeito para networks, trocas de conhecimentos incríveis, reencontrar pessoas e é repleto de pessoas muito especiais e competentes. Sem falar na estrutura e organização do mesmo! Absolutamente grandioso! As pessoas da Knowledge 21, empresa responsável por trazer este evento para o Brasil, os sócios, os Agile Coaches, e todas as pessoas responsáveis por fazerem parte desse empresa são maravilhosas e foi realizador estar com vocês. Obrigada! :)

Tadeu Marinho, Agile Coach da Knowledge 21, meu melhor parea e meu companheiro, e eu fomos presenteados com um convite do Carlos Felippe Cardoso de Resende (CFC), co-founder da Knowlodge 21 e um dos Sponsors do evento, para facilitarmos um Workshop no Scrum Gathering Rio 2017. E é claro que topamos na hora! :D Obrigada Tadeu por essa oportunidade de parear com você em momentos muito especiais para nós! Obrigada pelo CFC pela oportunidade e confiança!

Sendo palestrante
Marcely Santos, CFC e Tadeu Marinho
Tadeu Marinho no workshop

O nosso workshop!

O título do nosso workshop foi "O QUE A GESTÃO PODE FAZER PARA TE AJUDAR A REALIZAR O SEU MELHOR TRABALHO?" Acreditamos que o papel do gestor é de facilitar/ apoiar/ servir seu time para que o mesmo posso fazer o seu melhor. E foi esse tema que fez a nossa sala lotar de pessoas com o mesmo mindset.

O desenvolvimento de pessoas vêm se tornado cada vez mais importante para a formação de times de alto desempenho e a gestão possui um papel fundamental na ampliação de habilidades técnicas e comportamentais necessárias para ajudar os colaboradores a tornarem-se profissionais ainda mais completos. O workshop teve o objetivo de aplicar algumas técnicas do Management 3.0 que ajudaram os participantes a entender de forma dinâmica e divertida como podemos gerenciar o sistema para proporcionar um ambiente seguro e propício a empoderar as pessoas para realizarem o seu melhor trabalho.

Através da aplicação das práticas do Management 3.0 para trabalhar com os times, o workshop foi totalmente hands-on. Aplicamos também técnicas para teambuilding, para gerar a empatia, e dar feedbacks através de uma comunicação assertiva, efetiva e não-violenta.

Em outro post eu e Tadeu Marinho falaremos um pouco mais sobre o assunto. Mas aqui tá o link da apresentação no SlideShare: https://www.slideshare.net/marcely.santos/o-que-a-gesto-pode-fazer-para-te-ajudar-a-realizar-o-seu-melhor-trabalho

Tivemos ótimos feedbacks! Obrigada a todas as pessoas que puderam dedicar seu tempo e participar!

Algumas fotos de como foi o workshop:

Fotos do Workshop

Open Space: Conflitos, como abordar?

No último dia, o evento cede espaço para discussões originadas e organizadas pelos participantes. Eu sugeri o tema: "Conflitos, como abordar?" e então tive a oportunidade de facilitar um Open Space também!

Muitos de nós lidamos com diversas formas de conflitos no projeto, no time, no cliente e até mesmo internos. O objetivo nesse OpenSpace foi trocar algumas ideias, sugestões e experiências de como gerenciar, abordar isso no time, com o cliente? Cada sessão do Open Space durava 30 min, e foi uma ótima oportunidade de troca de conhecimentos com outras pessoas da comunidade. Uma maravilhosa experiência.

A palestra da Mila!

Tem pessoas que você tem empatia de graça, é amor a primeira vista! E cada vez mais a minha admiração só cresce porque ela sempre vai lá e arrasa! Mais uma vez tive a oportunidade de assistir uma palestra da parceira de eventos, como ela mesma disse, e colega de trabalho na Thoughtworks, Mila Orrico. O tema de sua palestra foi "A arte de fatiar User Stories: a dor e o valor". Ela compartilhou algumas de suas experiências, mostrou como lidar com essas dores e qual o valor de histórias bem fatiadas tem para clientes, que irão usar o produto.

A sala estava lotada, tinham pessoas sentadas no chão e sua atuação como palestrante foi uma referência no OpenSpace "Como não palestrar", sobre como ser um bom palestrante. A segurança no assunto, a voz ativa, a forma como envolveu e interagiu com o público e seu empoderamento como mulher na Tecnologia, deixando um babaca, machista de cara no chão, que infelizmente ainda encontramos nesses eventos, foi de admirar. Mas disso eu falo mais já já! Só posso resumir Mila Orrico nesse evento como: SUCESSO!

Mila Orrico palestrando.

Tietando o Jeff Sutherland!

O evento trouxe o Jeff Sutherland, Co-criador do Scrum e um dos criadores do Manifesto Ágil. Ele foi o Keynote de Abertura do evento. Poder conhecer pessoalmente, tietar, pedindo autógrafo, foi muito legal! :P

Jeff Sutherland em sua palestra
Momentos tiete!

Outros momentos legais no Scrum Gathering Rio 2017

Danilo Risada fez uma palestra muito massa sobre Agile Design Thinking.

Danilo Risada palestrando

Reencontros legais com colegas da ThoughtWorks de outros escritórios como o Ayrton Araújo!

Ayton Araújo palestrando

Participação no Workshop de Criação de Retrospectivas muito interativo e mão na massa com o Luiz Lula Rodrigues e Samuca. Amei! ❤

Fotos do Workshop de Criação de Retrospectivas

A palestra sobre alguns erros comuns na gestão com o título "X erros comuns da gestão" do Avelar Leão foi bem interessante.

Avelar Leão Palestrando

O case fantástico com o Sergio Kienteca fundador do Curto Café.

Sergio Kienteca falando sobre seu case

Open Space do Tadeu Marinho e Avelino sobre "Vida Interior no Trabalho: como as emoções, percepções e motivação influenciam a vida do colaborador". Quantas reflexões! Foi sucesso demais!

Fotos do Open Space

Momentos com pessoas que admiro: Rodrigo Toledo, Sponsor do evento e Mila Orrico parceira total!

Rodrigo Toledo e Mila Orrico

Momentos Machistas! :(

Infelizmente tive o desprazer de ver dois momentos machistas que me deixaram extremamente chateada.

Um deles foi na palestra da Mila Orrico, em seu momento de empoderamento. Um homem, fazendo homici, comete um ato de machismo na frente de mais de 100 pessoas em uma sala. Depois da Mila ter falado da importância de um ambiente seguro para nós mulheres trabalharem e que a ThoughtWorks nos proporciona isso, a criatura machista ainda comenta que não sabe cortar um bolo porque tem sempre uma mulher para cortar o bolo para ele. E Mila empoderadíssima, responde: "Mas que machista!" e continua lindamente e empoderadíssima. Sim, ele foi exposto, e bem feito! Mas todas as mulheres que estavam naquela sala e as que não estavam e todas que cortam o bolo para ele, foram exposta a um machismo idiota que ainda consome boa parte dos homens! :(

O outro momento triste foi quando a cervejaria IMPÉRIO que forneceu cerveja no Happy Hour enviou duas moças vestidas de forma sexy para o evento! Um evento de TI? O que eles estavam pensando? É um evento de TI sim, mas que também tem mulheres! Devem ter pensando, vai ser sucesso as meninas lá, eles vão gostar! #SNQ. Foi extremamente chato e constrangedor, me senti em um ambiente hostil e inseguro. Os homens não respeitaram as meninas que apenas estavam fazendo o seu trabalho. Por que essas cervejarias sem noção ainda vinculam mulheres a grandes vendas de cerveja?

Mas…tirando a parte chata!

Participar do Scrum Gathering Rio 2017 me deixou muito realizada enquanto profissional e feliz por um bom trabalho reconhecido! Devo a ThoughtWorks toda a oportunidade quem vem me dado de ser uma profissional cada vez melhor e fazer a diferença na comunidade!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.