Sobre medo e a busca da fé.
Olá estou falando com você, isso… Você mesmo… O medo é foda, não estou falando do medo instintivo que todos tem. Estou falando de um medo mais profundo, paralisante. Um medo agoniante. Isso mesmo agonia é sua principal consequência. Você acorda e já sente, bem na região do estomago, aquela sensação horrível de que uma tragédia sem igual está para acontecer e seu corpo fica em alerta máximo, adrenalina correndo nas veias. Isso faz com que você nunca descanse, nunca aproveite o tempo presente, nunca pare para de fato viver, e o pior… Não sei que substâncias são liberadas no seu corpo, mas elas parecem ser viciantes e em pouco tempo, você ficará viciado nesse estado de tensão, e se não estiver tenso, algo está errado.
Sudorese, suor frio, coração acelerado e aquele maldito medo viciante estão querendo acabar comigo é uma verdadeira batalha. Eu até sei como isso começou, sei o que causou os traumas que evoluíram e me trouxeram até este estado atual. Contudo não quero abordar a causa nesse momento, quero apenas dizer que tenho buscado Deus, talvez com mais força do que nunca. Comecei a ler o evangelho e buscar os ensinamentos de Cristo… Ops! Mentira… Eu busquei para tentar me livrar desse medo, foi uma busca completamente egoísta. Tudo que eu queria era me livrar desse veneno que me corroía e ainda corrói. Foi assim por puro desespero que recorri ao evangelho, e ainda estou recorrendo.
Não sei dizer o que está acontecendo no momento… Estou mesclando sentimentos, está uma bagunça generalizada. Tem horas que eu sinto um amor indescritível me abraçando, ele queima de dentro pra fora e constantemente me leva as lagrimas. Nesses momentos eu sinto algo maravilhoso, um amor incondicional e ao mesmo tempo consigo sentir uma parcela do sofrimento deste mundo caído. Como se alguém estivesse falando: Este mundo é assim mesmo, existe muita dor por ai, muito desespero, mas fique tranquilo… Eu estou com você, eu sempre estarei… Tem horas porém que sinto um vazio terrível, um sensação de abandono e advinha quem ataca com todas as forças quando estou assim? Pois é… O medo.
O que eu quero é andar em paz por esta terra. Saber que agruras e sofrimentos vão existir e independente disso triunfar sobre eles. E refletindo sobre tudo , creio que cheguei a uma conclusão: Sozinho não é possível… Pelo menos não para mim. Nos momentos em que sou acertado por esse poder imenso eu vejo um propósito maior para tudo. Vejo uma ampla rede de amor entre pessoas, vejo um mundo possível, penso que tenho um minusculo vislumbre do reino de Deus… E minha nossa como é maravilhoso. Quando isso acontece eu consigo descansar um pouco, mesmo que dure apenas alguns segundos.
Posso dizer que a busca começou por desespero, medo e tem muito disso ainda, mas acredito que topei com algo maior. Fiquei fascinado e se fé for isso que eu senti e sinto, mesmo que ainda bem vacilante, quero viver para sempre na fé. O mandamento principal: Ame a Deus sobre todas as coisas. Fez todo o sentido para mim quando senti esse amor absurdo. Busque o reino de Deus em você, antes de tudo. Calma… não tenho intenção nenhuma de lhe dizer como fazer isso ao aquilo, são apenas conclusões parciais que cheguei.
Além dessa parte de sentir e percepções de mundo, desdobramentos aconteceram no mundo real, situações que me levaram a conhecer pessoas, que de várias formas, tem contribuído para resoluções de diversos problemas em minha vida. Mesmo assim, enquanto escrevo isso sinto o medo, ele também fala comigo. Ele está dizendo que algo terrível pode acontecer, fazendo com que essas palavras percam completamente a validade. Complicado… O medo é completamente suprimido as vezes, mas tem vezes que não… Podendo durar dias. Ele se alimenta dele mesmo e vai ficando maior e maior e me esmaga… Tudo que consigo sentir é agonia. Dias escuros e frios, com um sentimento de total abandono.
Eu estava me sentido assim, pouco antes de começar a escrever isso. Então parece que alguns raios de sol apareceram e comecei a sentir aquele amor que queima de novo, aquela confiança. Não em mim…, mas nesse poder, nesse Cristo que tanto ouvi falar. Não sei o que falta para me entregar de vez a esse poder, estou tentando, estou sinceramente de coração aberto buscando isso.
Para concluir… Vou dizer que acredito sinceramente, que talvez eu esteja próximo de alcançar a luz, de preencher para sempre meu coração com esse amor que queima e que finalmente, possa andar por esta terra em paz. Com uma confiança absoluta e inabalável nesse amor, aconteça o que acontecer, esteja onde eu estiver. Não sei quando vou conseguir… Se vou conseguir?… Novamente uma parte de mim, diz que sim… Estou muito perto de conseguir, outra diz que sou fraco demais e que tudo isso não resista a uma tempestade.
Acho importante ressaltar que sei o que estou buscando, estou fazendo isso sinceramente, reconhecendo toda minha insignificância, sem dogmas e de coração completamente aberto. Estou lutando todos os dias para manter o bom ânimo, consumindo o evangelho e sempre pedindo iluminação para entender o verbo vivo, para que ele crie raízes profundas que nunca serão arrancadas. Talvez essa parte de confiar seja realmente a mais difícil, demandando tempo e paciência. A entrega… A rendição… Como fazer isso? Ainda não sei… Estou orando para conseguir.
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33.
