Aula Sem Paredes não é o mesmo que Sala de Aula Invertida

Muito pelo contrário. Ter uma aula fora dos padrões de sala convencional é o que se propõe a promoção e produção de conteúdo para todos aqueles que quiserem encontrar temáticas acerca de diversos temas acadêmicos.

Uma flipped classroom não é igual a Classrooms Without Walls. Aula Sem Paredes não nasce como metodologia. É o título de um artigo de Marshall McLuhan, publicado pelo professor canadense, em 1960. Sala de Aula Invertida parece ter sido testada pelos professores de química Jonathan Bergman e Aaron Sams e agora consiste em criar videoaulas, interação por meio de fóruns de discussão, questionários interativos e modernos e toda sorte de tarefas capazes de avaliar o aluno, o desenvolvimento do trabalho em equipe e a comunicação entre os pares sobre o que aprenderam depois de ter tido acesso a todo o material mencionado.

Na Aula Sem Paredes é o aluno quem produz conteúdo e o professor torna o acesso às dúvidas mediadas por tecnologias, mas, sobretudo, não há imposição do que se deve ler.

Aula de Design Thinking para estimular o pensamento fora da caixa. Um exemplo de ideias podem ser prototipadas