​​​​Por que portar uma lanterna?

Marco Weiss
7 min readJun 17, 2017

--

Lanterna Malkoff MDC

“Por que portar uma lanterna?”

​​​​​Já ouvi essa pergunta uma centena de veze​s e com o passar dos anos​​, ​​adquiri um vasto repertório de respostas que explicam por quais motivos eu carrego todos os dias, uma lanterna junto com outros itens diários, tal como carteira e celular.

​Os argumentos a favor​ ​do porte diário desse item tão peculiar ​foram aumentando a medida que, no dia a dia, eu vivenciava situações que tornaram-se mais do que apenas ​exemplos de uso de uma lanterna.

Hoje, essas situações são provas concretas que demonstram claramente, em vários aspectos, que o fato de ter ​uma lanterna ​por perto ​pode​ ​facilitar a nossa vida, trazer mais segurança e até mesmo ser a diferença entre a vida e a morte.

Falo sério! Não existem exageros de minha parte com relação a isso, mas por hora vamos com calma. Darei diversos exemplos mais adiante.​​

Em razão da importância que esse item tem em minha​ vida, ficou praticamente impossível te convencer de forma rápida a portar uma lanterna, ​m​as se ​esse ​for o caso, então a resposta mais simples e convincente​ ​seria:

Para iluminar, é claro! Para o que mais serviria?

Agora sim! Vejo um caminho a seguir…

Brincadeira​s​ a parte, é realmente difícil responder​ de forma resumida porque todos deveriam portar uma lanterna.

Obviamente que, no dia a dia, uma lanterna é algo bastante útil quando falta luz.​ Todo mundo fica desconfortável, meio perdido no escuro. Isso acontece porque o escuro se tornou algo pouco comum ao homem moderno, que está acostumado a viver em meio a muita luz, de forma bem diferente de como era antigamente… Por isso hoje, em um cenário de escuridão​ até surge o medo em muitas pessoas.

“Medo do escuro? Eu?!”

Iluminar quando falta luz é o primeiro exemplo de uso de uma lanterna. Nessas situações algumas pessoas não conseguem se mexer e outras rapidamente buscam algo para deixar a situação mais confortável.

É certo que em situações como essas poderíamos utilizar uma vela se estivermos em casa, ou um lampião se estivermos no sítio. Mas convenhamos que a vela é muito mais comum, por isso farei um comparativo dela frente a lanterna.

O alcance da luz, a disponibilidade (da vela e dos fósforos), bem como a durabilidade e ​a versatilidade desses itens de fogo rudimentares são muito menores do que a maioria das lanternas. Mesmo se compararmos com os modelos de lanternas mais simples, encontrados em lojas de artigos baratos, as lanternas são sempre mais eficazes para iluminar.

As duas​ únicas similaridades de uma lanterna de baixo​ custo com as velas é o fato de ambas ​não custam muito dinheiro e a infelicidade de que ambas possuem, cada um do seu jeito, pouca durabilidade.

Ao fim da vida desses equipamentos sabemos que as velas precisam ser descartadas. Já as lanternas são reutilizáveis, pois utilizam baterias que podem ser facilmente adquiridas ou mesmo recarregadas.

Outro ponto a ser considerado é a facilidade de uso, usabilidade, possibilidade de transporte e maior segurança no manuseio de uma lanterna frente ao fogo de uma vela ou lampião.

O segundo uso mais tradicional para uma lanterna seria auxiliar na busca por um objeto perdido.

Nesse cenário, uma fonte de luz é bastante ​útil​ ​para​ ​ajudar a ​encontrar algo ​desaparecido. É certo que esse é um daqueles casos em que ter uma lanterna por perto pode poupar muito dinheiro e​/ou​ estresse. Achar itens pequenos como brincos e anéis, ou ​mesmo ​itens um pouco maiores​,​ como a chave do carro é algo muito mais fácil tendo uma lanterna em mãos.

Em casa, ter uma lanterna ​é essencial para executar​ tarefas emocionantes, dignas de um novo filme Missão Impossível, tais como os exemplos a seguir:

a) Encontrar o disjuntor desarmando​, pela sauna, digo, pelo banho quentinho da esposa;

b) Clarear o quintal ​para mostrar quem manda no pedaço e espantar ​aquele famoso gambá;

c) procurar o cachorro folgado que sai pela rua achando que faz parte da família dos vizinhos.

Expedição no parque

Uma lanterna também pode ser algo nostálgico, pois nos faz voltar no tempo. Lembra a infância de quem ​acampava debaixo das cobertas em casa.

Acampamento com lençóis, um livro e uma lanterna

Nos traz a memória os domingos a tarde, quando ficávamos segurando a lanterna enquanto ​o pai​ fazia os consertos domésticos.

“Oi, você precisa de uma ajudinha?”

Enfim, em casa uma lanterna é tipo ​B​ombril: tem 1001 utilidades, desde as mais importantes até as mais divertidas.

E fora de casa? Certamente é um item de extrema importunância, para quem ​acampava ou mesmo ainda acampa.

Mas, existiram outros exemplos? Claro que sim!

Durante certo tempo trabalhei com assistência técnica, consultoria e vendas de produtos eletrônicos.

Por vezes, ao chegar na casa de um cliente fui surpreendido por dificuldades nas quais uma lanterna era tudo o que eu ​mais ​precisaria​ para manter minha integridade física​.

Como simples exemplos posso citar caminhos escuros e estreitos, calçadas esburacadas​ (verdadeiras crateras),​ escadarias ainda em construção, jardins de acesso à casa que mais pareciam uma floresta, ruas sem sinalização, casas ​escondidas ​atrás de outras​ casas​ (aos fundos), casas embaixo de outras casas, entre outros.

Caminho escuro

Não foram poucas as vezes que a falta de iluminação quase me fez tropeçar em verdadeiras armadilhas escondidas ao redor das casas dos clientes que visitei.​

Tenho que confessar que por vezes fiquei imaginando se algumas dessas armadilhas não haviam sido colocadas de propósito…​

Ainda no âmbito profissional, ter uma lanterna sempre foi bastante útil ao realizar a manutenção de uma máquina, seja para ler inscrições pequenas em equipamentos, ou ​para ​proporcionar a visibilidade necessária para ​a execução de alguma tarefa.

Lanterna no trabalho

Atualmente não exerço mais esse tipo de trabalho em​ campo​ e passo quase o dia todo no escritório, mas nem por isso deixo de portar e utilizar minhas lanternas.

Lembro de inúmeras vezes que fiquei fazendo hora extra e a luz do ambiente de trabalho foi desligada. No meu trabalho isso acontece pois a noite a luz se auto desliga de tempos em tempos para economia de energia.

Nessas situações, ter uma lanterna ao meu lado foi bastante útil para chegar até no interruptor, acender novamente as luzes e continuar o meu trabalho.

Seja no trabalho, no apartamento onde moro ou mesmo na casa dos meus familiares, ter uma lanterna é fundamental para que eu possa subir ou descer as escadas com segurança quando a luminosidade não é adequada. Encontrar o buraco da fechadura a noite é outro bom exemplo que todos já tiveram que enfrentar.

Chegar até o carro a noite, podendo ver tudo que está por perto também é importante, principalmente em cidades mais violentas.

Enfim, uma lanterna pode facilitar a sua vida ou mesmo garantir sua segurança ao proporcionar maior visibilidade em diferentes ambientes e situações.

É certo que uma lanterna não fará mal a ninguém. Muito pelo contrário, pode ajudar em muitas situações, inclusive salvando uma vida, se você estiver acampando e ficar perdido, se for um bombeiro ou policial.

Nesse texto eu descrevi apenas algumas das minhas necessidades e usos para uma lanterna, no entanto isso certamente varia de pessoa para pessoa.

Se até o Batman que é o “Homem morcego” precisa de uma lanterna, que dirá nós, “meros mortais”

Por fim, mas não menos importante, ter uma lanterna por vezes possibilitou que eu me sentisse um super herói. Tipo Batman com o seu famoso cinto de utilidades…

Pode parecer engraçado, mas já fui chamado de MacGyver depois de ​tirar​ minha ​fiel ​companheira luminosa do bolso​ e ajudar alguém em apuros.

Isso definitivamente não tem preço. :)

Precisando de um pouquinho de luz aí?

Então, te convenci a portar uma lanterna? Espero que sim.

Se você está se perguntando onde levo minha lanternas, segue a resposta: no chaveiro da casa/carro, na mochila, no porta luvas do carro, ou no bolso da calça.

Mas Marco, eu não posso usar a lanterna do celular em vez de portar uma lanterna? Não! O celular também tem uma importância bastante grande em situações de emergência. Ao meu ver a bateria do mesmo deveria ser preservada.

Para finalizar, desejo que a “luz” e uma lanterna (preferencialmente uma de qualidade) esteja sempre com você.

--

--