Storytelling: tudo pode ser narrado na forma de uma história

Acima, a capa de meu mais recente livro, publicado pela Amazon. Vide em: http://amzn.to/1TlyzMp

Nesse volume, conto histórias de consultores. Incluo, porém, uma particularidade: em cada narrativa, outra pequena história se encontra embutida, como se fosse um “personagem” extra.

Cada uma dessas “histórias dentro de histórias” pode ser um mito, um sonho narrado por alguém, um fato real havido na empresa, uma piada que circula nos bastidores, uma história de fadas, uma cena de filme, uma crônica de jornal… Adoto esse expediente para permitir ao leitor explorar diferentes fontes para suas histórias e diferentes estruturas narrativas passíveis de usar em storytelling.

Faço até mesmo explorações mais ousadas: analiso uma dessas “histórias embutidas” pela ótica da Poética Estrutural do linguista Tzvetan Todorov; e, em outro caso, uso o modelo de análise estrutural dos mitos descrito pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss. Espero não estar sendo pretensioso demais, mas creio que o efeito literário foi bom em ambos os casos.


Agora, um comentário aos amigos que têm me perguntado sobre a publicação de meus livros na Amazon:

Reafirmo que é muito fácil fazer isso: a plataforma KDP para e-books é muito amigável e, se você já tiver o livro composto em doc e devidamente revisado, publicá-lo não tomará mais de meia hora, incluindo a feitura da capa.

Quanto a esta obra, decidi publicá-la também como livro impresso. A plataforma da Amazon para esse fim é a Create Space, igualmente muito amigável. Ela já providencia inclusive o registro do livro na norma internacional ISBN.

Fiz a experiência e gostei do resultado: o livro resultante, em papel, é de bom gosto e agradável de se pegar, folhear e ler. O problema, entretanto, é o preço: importado, ele não custará menos de R$ 90,00, computando-se preço de capa, frete e valor do dólar, mesmo não havendo imposto de importação (para valores inferiores a US$ 50). Portanto, ao publicar um livro em português pela Amazon, penso que é melhor você se ater ao e-book.

Mesmo assim, estou muito contente com mais essa experiência literária; e acho válido estimular os colegas candidatos a escritor a também prová-la.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.