Usabilidade e Critérios Ergonômicos para a Interação humano-computador

Marcos Aurelio
Sep 3, 2018 · 2 min read

Hoje irei compartilhar um trabalho que fiz para disciplina de Engenharia de Usabilidade sobre o tema: Critérios Ergonômicos para a Interação humano-computador.

Este tema está relacionado a construção de interfaces de usuário, como criar uma interface gráfica agradável, confortável, fácil de usar, entender e que o usuário consiga utilizar o software sem grandes dificuldades e problemas de usabilidade.

Esse estudo expandiu meus conhecimentos na criação de interfaces e talvez possa te ajudar também.

Talvez essas dicas possam te ajudar ou expandir seus conhecimentos na criação de interfaces mais como ocorreu comigo.

Usabilidade

Então vamos começar pela usabilidade, uma boa interface precisa ter uma boa usabilidade. Podemos definir usabilidade como a facilidade que os usuários terão em utilizar a interface de modo intuitivo e podendo alcançar maior produtividade. Em resumo uma interface fácil de usar e entender.

A usabilidade possui cinco aspectos principais que precisam ser seguidos para uma boa interface de usuário, são elas:

Facilidade de Uso: É fácil para o usuário realizar tarefas básicas ao primeiro contato com a interface do sistema?

Eficiência: A interface após seu aprendizado por parte do usuário possibilita que o mesmo consiga realizar as tarefas de forma rápida e com eficiência?

Facilidade de Memorização: Depois de um período de tempo sem usar o sistema o usuário consegue utilizar a interface com facilidade e rapidez?

Taxa de Erros: Quantos erros o usuário comete durante o uso da interface? Os erros são graves? Se ocorrer erros o usuário poderá resolve-los rapidamente de forma fácil e sem frustrações?

Satisfação: É agradável e satisfatória a interação com a interface por parte do usuário?

Problemas de Usabilidade

São os problemas encontrados pelos os usuários durante o uso do software. São classificados em três tipos: Barreiras, Obstáculos e Ruídos.

Barreiras

São problemas que acontecem com frequência e os usuários não conseguem superar sem ajuda, dessa forma impossibilitando que os usuários executem a tarefa.

Obstáculos

São problemas que os usuários conseguem ultrapassar depois de algumas tentativas, sem a necessidade de ajuda. Os obstáculos atrasam a execução da tarefa.

Ruídos

São problemas mais leves não chegam a configurar uma barreira ou obstáculo, não atrapalha o uso do software, mas o usuário pode ter uma impressão ruim do sistema.

Grau de severidade dos problemas de usabilidade

Em relação ao grau de severidade entre os problemas podemos dizer que as barreiras são mais graves que os obstáculos que por sua vez são mais graves Ruídos.

Bom acho que vou ficando por aqui, irei dividir essa publicação em duas partes para a leitura não ficar muito longa.

Na segunda parte irei falar sobre como avaliar se sua interface está em conformidade com o que e recomendado pela Usabilidade.

Até mais.

Ps: De longe o que foi exposta aqui nessa primeira parte e o que será na segunda esgota todo o conteúdo sobre o assunto tratado é só um resumo do que foi apresentado em aula.

    Marcos Aurelio

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade