Marcos Paegle
4 min readDec 19, 2016

Como utilizar o PHP 7.1 de maneira fácil e rápida. (Windows)

Tenho visto muitas pessoas perguntando como utilizar o PHP, e a resposta é sempre a mesma. Utilize o XAMPP ou WAMP da vida. Mais você sabia que desde o PHP 5.4.4 ele vem com um servidor web embutido é que para ambiente de desenvolvimento funciona muito bem!? E o melhor , ele é muito simples de instalar e utilizar.

O primeiro passo é acessar o site http://windows.php.net/download e baixar a versão do PHP 7.1. VC14 x64 Non Thread Safe (2016-Dec-07 01:46:32) ou VC14 x86 Non Thread Safe (2016-Dec-07 01:46:32) de acordo com o seu sistema.

Baixe o arquivo zip e extraia o mesmo para a pasta C:\php.

Antes de continuarmos precisamos instalar o Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2015 x86 or x64. O endereço para download é http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=48145, é só baixar de acordo com seu sistema Windows (32 ou 64 bits) e instalar.

O segundo passo é adicionar a variável de ambiente PATH o local de instalação do PHP 7.1, para isso basta adicionar o seguinte a variável ;C:\php. Pronto, o PHP 7.1 está instalado e funcionando em seu PC. Aperte a tecla Windows + Pause. Depois clique em “ Configuração avançadas do sistema”. Em seguida vá em “Variáveis de Ambiente”. Procure a variável “Path” e adicione o “C:\php”. De um OK em tudo para confirmar.

Para testar basta ir no power shell ou cmd e digitar “php -v” e o resultado será a versão instalanda do PHP.

Agora para levantar o servidor web é simples. Acesse qualquer pasta do seu PC pelo power shell ou cmd e digite “php -S localhost:8000". Pronto, seu servidor web está no ar. Para testar crie o arquivo index.php com o seguinte conteúdo: <?php phpinfo() . Salve o arquivo e entre no seu browser de preferência e acesse localhost:8000 e a configuração do seu PHP será mostrada.

Na minha opinião está é a melhor maneira de começar seus estudos em PHP e até mesmo utilizar em ambiente de desenvolvimento. Para quem como eu que não gosta de ter que instalar um monte de coisa no PC, é a melhor solução.

Atualização: 19/12/2016.

Vou mostrar como habilitar as extensions no php.ini para evitar alguns problemas. Vamos acessar a pasta C:\php e renomear o arquivo php.ini-development para php.ini.

Em seguida vamos abrir o arquivo com o bloco de notas e tirar os comentários das seguintes linhas:

extension=php_bz2.dll
extension=php_curl.dll
extension=php_fileinfo.dll
extension=php_ftp.dll
extension=php_gd2.dll
extension=php_gettext.dll
extension=php_gmp.dll
extension=php_intl.dll
extension=php_imap.dll
extension=php_ldap.dll
extension=php_mbstring.dll
extension=php_exif.dll ; Must be after mbstring as it depends on it
extension=php_mysqli.dll
extension=php_openssl.dll
extension=php_pdo_mysql.dll
extension=php_pdo_odbc.dll
extension=php_pdo_pgsql.dll
extension=php_pdo_sqlite.dll
extension=php_pgsql.dll
extension=php_shmop.dll

O arquivo deverá ficar assim:

Isso evitara alguns problema futuros caso você deseje por exemplo conectar em algum banco de dados como o MySQL ou SQLite.