Ciência de Dados e o Cientista de Dados

Marcos Silva
Beacon Group Insights
6 min readSep 27, 2019

--

Cada vez mais ouvimos falar sobre essa “nova” profissão chamada ciência de dados e seu profissional, o cientista de dados. Mas afinal o que é isso, o que um cientista de dados faz? Será que ele realmente vai trabalhar de jaleco branco e óculos de proteção? Para analisar isso vamos entender o que é ciência, o que mudou na última década para permitir esse novo conceito e como essa nova área e profissão se compara com o restante das novas e antigas funções.

Primeiros vamos examinar o que é Ciência.

O que um campo de estudo precisa ter para ser considerado ciência? Afinal o que é ciência? Muitos autores diferentes deram definições diferentes para esse conceito. Para nossos fins, mais práticos, vamos considerar o conceito de ciência de Karl Popper (1902–94), um filósofo da ciência. Para Popper Ciência é tudo aquilo que pode ser falseável, ou seja, se um tema é plausível de falseabilidade ela pertence à ciência, caso contrario pertenceria ao reino das crenças e opiniões. Parece simples, mas isso resolve diversos impasses de grandes filósofos do passado como Hume e Kant.

Vamos aos exemplos: Antes de Magalhães no século XV, dizer que a Terra era plana fazia parte da ciência, porque era possível testarmos essa hipótese. A lei da gravitação universal de Newton também faz parte da ciência porque podemos…

--

--

Marcos Silva
Beacon Group Insights

Economist and data scientist venturing into education.