O efeito Dunning-Krueger

Já ouviu falar no Efeito Dunning-Krueger ?

É um dos efeitos psicológicos mais prolíficos no dia-a-dia e você certamente o reconhecerá.

Quando uma pessoa começa a aprender ou compreender um tópico novo ela tipicamente subestima a complexidade do assunto e se sente super confiante em suas habilidades. Ela sente que compreendeu tudo aquilo que lhe foi apresentado. Entretanto, conforme a pessoa vai mergulhando na sua investigação e aprendizado, o seu nível de confiança começa a cair. Quanto mais ela se aprofunda, mais insegura ela fica.

A implicação disso nós vemos a todo momento aqui e ali, as pessoas mais “confiantes” são aquelas que sabem pouco sobre um determinado assunto. Na verdade, elas sabem tão pouco que sequer compreendem o quão complicado aquele assunto realmente é.

São pessoas cheias de certezas. Desde jovens profissionais dominados pela arrogância do aprendizado teórico e da pouca experiência a políticos legislando sobre temas que não compreendem ou mesmo profissionais de mercado desenvolvendo projetos para os quais se sentem habilitados sem ter as competências necessárias para tal. Como resultado, tais pessoas tomam decisões erradas e obtém resultados indevidos, porém essa mesma incompetência os restringe da habilidade de reconhecer os próprios erros.

Quando nos tornamos verdadeiramente experts em um determinado tópico, adquirimos um certo grau de humildade que nos faz ponderar, ouvir e ter respeito pelo projeto ou tema em questão. Passamos a compreender de fato que as coisas nunca são tão simples quanto parecem.

— Artigo completo, com links e gráficos, no blog da Wyse:
https://wyse.com.br/2016/06/efeito-dunning-krueger/