IDENTIDADE VISUAL: Meu Passado me Condena — A Peça

Marcos Guimarães Design

Recebi do Sérgio Sayd, diretor da Sayd Produções e do Fábio Porchat o convite para criar o projeto gráfico da versão teatral de “Meu Passado Me Condena”.

Vou contar um pouco do nosso precesso de criação desse projeto que nos deixou muito honrados pelo convite e que tenho muito orgulho.

Visita à dupla Miá e Fábio nos camarins do Teatro Frei Caneca

Quem já viu a história na TV ou no cinema, sabe que Fábio e Miá são recém casados e por terem se conhecido há apenas um mês, têm que lidar com o passado recheado de acontecimentos constrangedores, mas engraçadíssimos.

A história do espetáculo apresenta o momento que antecede a viagem dos dois em um cruzeiro para a Europa, viagem essa, retratada no filme.

O briefing era muito simples e claro: criar um conceito visual para “Meu Passado Me Condena” na versão concebida para os palcos. Parecia fácil, pois ter o Fábio Porchat e Miá Mello, já seria garantia de casa cheia. Mas a grande responsabilidade do nosso trabalho era justamente criar algo novo para um projeto que já era sucesso em outros formatos. Esse era o desafio a ser alcançado pela Marcos Guimarães Design.

Começamos a pensar em muitas ideias, algumas foram ficando pelo caminho até que chegamos na favorita do cliente.

Programa da Peça

Depois que a ideia foi escolhida, a primeira peça criada foi o programa do espetáculo.

A ideia aprovada, é baseada num suposto diário/scrapbook da personagem da Miá, onde há segredos constrangedores e inconfessáveis do casal. Os elementos gráficos criados para esse diário foram usados em todas as peças de divulgação. O “diário secreto” caiu nas mãos da imprensa e de todas as pessoas que assistiram a peça na estreia.

Para construir a arte do programa, muita pesquisa foi necessária na busca de imagens e elementos que pudessem reproduzir um diário/scrapbook em detalhes. Claro, como é uma peça que existe para dar informações sobre o espetáculo e sobre a equipe, inserimos todas as informações reais necessárias, mas com a “cara” do projeto gráfico e misturadas com as loucuras e segredos do casal. Além das fotografias em estúdio clicadas pela fotógrafa Silvana Marques, o Fábio e a Miá nos enviaram fotos antigas e constrangedoras de si mesmos para enriquecer e dar ênfase ao conceito visual.

Capa e págnas do Progama do espetáculo
Programa e envelope que simula um arquivo secreto e confidencial
O processo de criação do programa do espetáculo passou por diversas etapas de ajustes e aprovações até chegar ao resultado final.

O programa aprovado passou a ser o nosso Key Visual — o Projeto gráfico que serve de base para todas os desdobramentos das artes para as mídias eletrônicas e digitais.

Link para folhear o programa da peça:

http://issuu.com/marcosguimaraes8/docs/mpmc_scrapbook_spreads/1

OUTRAS PEÇAS CRIADAS

As peças de divulgação, além de serem derivadas do programa do espetáculo, foram inspirados no cenário que simula a confusão de caixas e objetos típicos de uma mudança e com os presentes de casamento dos dois.

Essa solução visual para os anúncios de divulgação foi pensada para criar um link direto com a cenografia que os espectadores veriam no palco.

Cenário da peça. Foto: Luis Blanco/Diário SP

Backdrop

Noite de estreia de “Meu Passado Me Condena — A Peça”. Foto: Luis Blanco/Diário SP
O público da peça utiliza o backdrop para fazer fotos divertidas como recordação
Backdrop criado na estreia nacional para a imprensa e para os fãs fotografarem, mas que continuará na entrada do teatro.

Anúncios

Anúncio de página inteira nos principais Jornais de São Paulo, juntamente com outro projeto da Marcos Guimarães Design, o “Fora do Normal”.

Elevadores

Vários elevadores do Shopping Frei Caneca foram “vestidos” com o Projeto Gráfico de “Meu Passado Me Condena”.

Uma curiosidade sobre o elevador é que tivemos que utilizar uma outra imagem da sessão de fotos de divulgação para que a porta dos elevadores não cortasse os rostos dos atores na imagem. Então preferimos utilizar uma variação da foto principal em que eles aparecem ligeiramente separados.

Repercussão nas redes sociais

Repercussão nas redes sociais

Tudo isso faz parte do trabalho de divulgação da peça, que tem texto de Tati Bernardi e direção de Inez Viana que também participa como atriz nas versões para a TV e cinema.

Para descobrir os segredos desse casal muito louco e divertido, confira: Teatro Shopping Frei Caneca — Sextas e Sábados, 21h e domingos, 19h.

Contato

Para conhecer mais o trabalho de Marcos Guimarães Design, acesse: marcosguimaraes.com

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Marcos Guimarães’s story.