Vinho a Dois — Como Escolher um Vinho Romântico?
Eu acho que uma das características principais do vinho, é a versatilidade que ele tem. Para quem quer explorar esse mundo, a grande dificuldade — e prazer — é a variedade que ele oferece. São diversos tipos, uvas, estilos, e cada um é apropriado para um momento. E o vinho a dois?
Quer surpreender aquele namorado ou namorada romântico? Quer apresentar algo pro parceiro(a) de longa data? Um aniversário de casamento, talvez? Vamos lá.
O romantismo no vinho
Quando um casal se une, o melhor motivo para beber vinhos, é viajar. E eu não estou falando de fazer as malas e sair por aí. Embora essa não seja uma má ideia. Viajar com o parceiro no mundo do vinho, pode ser ainda mais barato e interessante. O prazer de conhecer o mundo juntos é forte, e pode ser traduzido dentro de duas taças de vinho.
Porém é preciso tomar alguns cuidados para que uma noite a dois com vinho dê certo e flua normalmente. Eu pensei nessas três para você começar a pensar sobre.
3 dicas para curtir vinho a dois
- Mantenha a simplicidade. Exatamente. Não dê passos mais largos que a perna. Se você conhece pouco sobre vinho, não vá muito longe. Escolha um vinho que os dois conheçam, ou que seja familiar para uma grande maioria, assim você não corre o risco de abrir algo que nenhum dos dois vai gostar de por na língua;
- Não se preocupe com os rituais. Faça como quiser. Siga seu estilo. Abrir um vinho não tem regras. Use o abridor e aproveite o momento;
- Na hora de servir, não precisa apresentar o vinho. Isso só vai mostrar o grau de ansiedade que você deposita naquele rótulo. Ponha a mesa, sirva e aproveite. Na melhor das hipóteses, o comentário sobre o vinho surgirá naturalmente.
Mas tudo bem, se você está seguro e quer fazer essa noite ser um sucesso, você precisa de umas dicas para escolher o vinho a ser degustado a dois. Vamos lá.
8 dicas para escolher o vinho a ser apreciado a dois
- Quer um momento sedutor? Aposte no rosé. A cor, o charme, o toque. Tudo remete a sedução. Principalmente se você quiser conquistar uma mulher. Para as mulheres querendo agradar um homem, um tinto cai melhor.
- Estão comemorando algo? Espumante, claro! Quer bebida mais festiva? Não há. Você pode apostar em bons espumantes da faixa dos R$ 50 da Serra Gaúcha. Há vários exemplares excelentes. Para seco, brut, meio seco, demi-sec. Aprenda mais sobre a diferença dos espumantes.
- Para uma noite a dois, a gente indica algo frutado, romântico, leve e sexy. Para isso, os Pinot Noir da Nova Zelândia ou da Califórnia são excelentes. O famoso Zinfandel americano também.
- Tente não harmonizar, a não ser que você saiba o que está fazendo. Harmonizar é quase uma arte, leva algum tempo para você aprender. Se você tiver noção, faça, caso contrário, deixe para quando você estiver mais preparado.
- Cuidado com o dente vermelho. Exato, o vinho é cheio de taninos, que pode deixar seus dentes bem vermelhos. Quanto mais tânico, encorpado, forte, for o vinho, maior o potencial para deixar os seus dentes vermelhos. Próteses e restaurações tendem a ficar ainda mais escuros.
- Não se preocupe com o vinho nos móveis, toalhas, sofás. Isso é o de menos. Se você escolheu aproveitar o vinho e o seu companheiro(a), é isso que você deve fazer. Esse dia é livre e acidentes acontecem. Nada é mais desconfortável que sentar um um sofá e ter que tomar cuidado para não deixar uma gota de tinto cair no mesmo com medo da reação do anfitrião.
- Tá planejando em deixar as coisas mais quentes? Alguns estudos indicam que o vinho pode facilitar a atividade sexual, tanto para eles quanto para elas, até fiz uma postagem sobre isso. O vinho pode servir para tirar aquela ansiedade extra que rola em alguns encontros.
- É muito importante — mas muito mesmo -, você entender que há duas formas de tomar vinho. Uma delas é degustar o vinho, e a outra é simplesmente beber. Para a primeira, você precisa ter algum conhecimento, para a segunda, você precisa ter apenas vontade.
E aí, já está mais confiante para fazer a escolha? Caso não esteja, lembre sempre que eu estou a sua disposição para ajudar.
Quer mais dicas como essa? Vai lá no meu blog: www.vemdauva.com.br.