Por que parei de assistir televisão
Gustavo Tanaka
81297

É uma forma interessante de viver, acho que todo mundo já pensou nisso alguma vez na vida, em abandonar a TV. Afinal dá um certo status de intelectual dizer que não há televisão em casa… Mas se eu não entendi errado, o grande motivo que fez o autor do texto abandonar a TV foram os telejornais, as notícias ruins, não foi isso?

Os telejornais não são apenas uma fração da TV? E todo o resto? Não sei se eu conseguiria abandonar… Eu tenho uma forte lembrança de infância e adolescência diante da TV e são lembranças que não conseguiria viver sem… Muitos dos melhores filmes que já vi.. Muitos dos shows, muitos documentários… Com certeza eu não abandonaria esse passado!

Sou formado em música, tenho mestrado em composição… E acho que a TV foi o veículo que me proporcionou conhecer a maior parte das músicas e dos músicos que mais me influenciaram… Meus professores de música notavam em minhas peças musicais influências de Vangelis, Jarre e outros músicos que faziam trilhas ou vinhetas usadas pelos programas de TV… Acho que as vezes não nos damos conta do quanto que a TV nos influencia, seja para o mal e seja para o bem…

Tudo bem que hoje temos a internet, podemos formar os nossos gostos e se influenciar de forma virtual, individual… Mas imaginem quantas boas influências, quantas inspirações, quantas coisas deixaríamos de conhecer e aprender ao deixar de participar de uma comunidade televisiva, onde várias pessoas pelo país compartilham ao mesmo tempo, por exemplo, de um show ou de um filme que você nunca veria se pudesse decidir sozinho o que quer ver…

Por isso jamais proibirei um filho meu de ver TV, não quero tirar dele um possível passado como o meu, um passado de influências que vão definir seus gostos, atitudes e ambições para o resto da vida.