Série Playwright — Automação de Testes

Marcos Franco
2 min readJun 7, 2022

--

Olá pessoal, hoje quero começar uma série sobre automação de testes usando a ferramenta Playwright.
Pra quem não sabe o que é automação de testes, segundo o Wikipedia:

Automação de teste é o uso de software para controlar a execução do teste de software, a comparação dos resultados esperados com os resultados reais, a configuração das pré-condições de teste e outras funções de controle e relatório de teste

Playwright é uma ferramenta desenvolvida pela Microsoft para principalmente, automação de testes e2e.

Diferente de outras frameworks como Cypress, o Playwright não é uma framework “fechada” com funções particulares e um ambiente mais exclusivo da ferramenta. Ele é uma biblioteca que pode ser utilizada em várias linguagens, até o dia que estou escrevendo esse post, as linguagens suportadas são: Javascript, Typescript, Python, Java e C#.

O que mais tem chamado a atenção no Playwright é sua performance. Alguns sites tem feito comparações e benchmarks comparando Cypress, Selenium e Playwright, e o Playwright tem se saído muito bem nesses desafios.
Além disso, ele também tem suporte para vários browsers, atualmente, Chromium, Mozilla e Webkit (que simula o Safari), pode rodar testes em paralelo e tem um código muito fácil de ser implementado e lido.

Minha intenção nos próximos posts será de fazer uma série: “Descomplicando Playwright”, mostrando a instalação e utilização da ferramenta em casos comuns do dia a dia de um QA e desenvolvedor.

Nos vemos na próxima!

Minhas redes para você me seguir:
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/vmarcosfranco/
Github: https://github.com/marcosvfranco
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCPxLAsG-hkLCYxkc6MidttA
Instagram: https://www.instagram.com/marcosfranco_qa/

Quer trocar alguma ideia e quer fazer alguma parceria? Me contate no Linkedin

--

--