Depois da nossa campanha: o que estamos fazendo no LEQ? (parte 1)

Oi, pessoal!

As coisas andaram um bocado paradas no nossos canais, sem novidades no Cantinho do R e sem novos tutoriais no nosso canal do youtube. Mas acreditem: estamos vivos! ;)

A campanha foi um sucesso, e nós temos um bocado de trabalho pela frente como resultado. Então vamos começar a colocar a casa em ordem, e falar um pouco sobre as coisas, beleza?


Por que vamos usar o Medium?

Pois é, pra começar, agora vamos usar um bocado do Medium como canal de comunicação com vocês. Já falei rapidamente um pouco das razões pra isso, mas deixei pra depois para falar da mais importante! Veja só, em um blog tradicional, quase sempre há aquele espaço de comentários lá no final da página, onde as pessoas podem comentar, perguntar, elogiar, criticar, discutir, xingar e tudo mais. Aqui vocês podem comentar do jeito tradicional também, mas podem — olha que legal! — comentar trechos específicos do texto! É um barato: você pode marcar uma parte do texto (uma frase, um parágrafo, o que quiser) e comentar. Quem vai ler depois verá a marcação, e poderá ler seu comentário. E todos podem “conversar” respondendo tanto os comentários gerais quanto os específicos. Com o tempo, isso faz com que um texto que foi muito lido acabe se enriquecendo, pois em torno dele ficará o registro das discussões que foram feitas. Legal, né? Nós achamos que este aspecto casa muito bem com a divulgação científica, pois permite um debate ainda mais legal do que o que poderia acontecer em um blog tradicional.

Como serão as coisas, então, na prática?

Na prática, nossos outros canais continuarão a funcionar normalmente. A página do face continuará sendo uma central na qual vamos falar sobre o que estamos fazendo; o Cantinho do R continua como o espaço para postar coisas legais sobre Bioestatística e sobre o R; o canal do youtube vai continuar a receber tutoriais; e este espaço será usado como “blog” (entre aspas, já que não é beeeeem um blog, né?) de divulgação científica!

Aqui no Medium, cada membro do LEQ vai criar seu perfil, de forma que cada um publicará o seu texto em sua própria página pessoal. O bacana disso é registrar de maneira clara a autoria, e permitir que cada pessoa seja responsável pelo seu próprio texto. Mas, para a coisa não ficar “solta” demais, com textos dispersos em cada página, nós vamos criar por aqui uma ou duas páginas que agregam o conteúdo que nós publicamos. Ou seja, no lugar de ter que acompanhar as postagens pessoais, você poderá acessar diretamente uma página central, que, no fim, terá um jeitão de blog. ;)

Agora, um detalhe: eu fale aí em uma ou duas páginas, não é? É que nós já pensamos aqui que, na medida em que produzirmos mais e mais textos, podemos organizá-los de acordo com o seu jeitão geral, e separarmos os textos mais amplos de divulgação (para um público mais geral) daqueles mais específicos ligados a algum aspecto da vida acadêmica (que devem interessar mais a turma que está na universidade). Mas isso virá em breve, ok?

Então é isso. Este texto por enquanto é apenas um pontaté inicial, um aviso de que as coisas estão andando e como vamos trabalhar neste novo canal. Em breve teremos um bocado de conteúdo por aqui. Aguardem!

Ah, e depois eu volto para falar mais do resultado da nossa campanha, pois temos um bocado de coisas pra mostrar, e um tanto de promessas para cumprir. :)

Abraços!

Prof. Marcos