O terrível custo sobre o qual ninguém fala de ter um doutorado
Marina Legroski
49057

Muito boa a iniciativa de traduzir o texto, Marina, parabéns. Ele é muito importante, e acho que todo aluno de pós graduação — ou qualquer um que esteja a caminho de perseguir uma carreira acadêmica — deveria ler. Eu tinha esbarrado no texto um tempão atrás, e hoje vi ele de novo por conta de um compartilhamento do face. Desta vez resolvi comentar, pois agora sou usuário do medium, hehe.

Uma coisa que me chama a atenção é o quanto as situações e relatos “lá de fora” podem ser vistos por aqui no Brasil também. Já vi alunos passarem por situações muito ruins na pós, tanto nos meus tempos de aluno quanto agora como professor (nos tempos de aluno, felizmente, tive excelentes orientadores e laboratórios que eram ótimos ambientes de trabalho, então não passei por problemas assim, ufa).

Isso me preocupa muito atualmente, agora que sou professor. Fico muito apreensivo ao ver que existem orientadores que não só ignoram este tipo de problema, como também alguns que, infelizmente, contribuem para criar situações assim… :(