O que eu aprendi ao dizer que sentia saudades

É uma verdade quase universal que é difícil mantermos por perto as pessoas. Relações, relacionamentos são complicados demais — as pessoas são complicadas demais, sabemos disso. Perdemos pessoas pelo caminho o tempo todo, assim como deixamos outras pessoas entrarem nas nossas vidas. Nós também sabemos que esse processo é doloroso.

Vamos crescendo e nos cercando de amiguinhos que, em sua maioria, conseguimos manter durante o colégio. O contato diário facilita mantermos as amizades e aos poucos vamos limando os que não são de verdade. No final das contas, meia dúzias de amigos é o que você tem até se formar.

Depois a vida acontece.

Cada um vai pra um canto viver sua vida, fazer seu curso. As pessoas se separam. Nem sempre conseguimos manter contato, a gente simplesmente vai deixando as coisas de lado, vai faltando tempo, vai faltando vontade. Acontece. Os amigos para sempre que postavam fotos com hashtag BFF são amigos “de vez em quando” ao se esbarrarem sem querer na rua e passarem pelo momento constrangedor de: putz, somos amigos, mas eu esqueci, não sei o que somos agora, sei que estou com vergonha, vamos marcar alguma coisa uma hora dessas, tchau.

Mas também tem horas que a saudade bate. Não é pecado. Mesmo que vocês nem se falem mais, não é pecado sentir falta do que se foi um dia. Está tudo bem você guardar no coração o carinho de uma amizade que, infelizmente, a vida fez isolar.Sério, talvez não seja culpa de vocês o que aconteceu, e se foi culpa de alguém, às vezes tem jeito. Sei lá, normalmente tem jeito de acertar.

Então, se você perdeu alguém querido pelo caminho… Se deu ruim em algum momento, mas lá no fundo você ainda sente um puta carinho que pode virar uma pizza e jogar conversa fora, vai lá, vai dizer. Essas amizades perdidas merecem saber que sua falta é sentida, essas amizades são das boas. Vocês não precisam virar aqueles melhores amigos pra sempre que foram um dia, mas vai me dizer que é má ideia se juntar pra rir das histórias que vocês têm juntos?

Revê seu passado um pouquinho, vê se o que tem pra ter perdoado pode ser perdoado, se os erros do passados são bobos e se pode dar certo agora. Cuida das suas amizades, cuida dos seus sentimentos!

Se você sente que precisa pedir desculpas: peça.
Se você sente que precisa dizer que sente saudades: diga.
Se você sente que precisa reatar uma relação perdida seja pelo motivo que for: reata.
Guarda as coisas pra depois não. O que vocês têm a perder?

Isso faz bem!
Então vai lá, engole um cadinho esse orgulho, vai dizer alguma coisa!